Sociologia do Crime e da Violência
Por: FBNIAN • 23/5/2021 • Resenha • 352 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
Nome: Fabiano da Silva Marques
Curso: Segurança pública
Matrícula: 19213150146
Polo: Resende
AD 2 – Sociologia do crime e da Violência.
O objetivo deste Artigo foi identificar, de um lado,as características do estupro, dos acusados, das vítimas e da relação existente entre eles e, de outro,captar o processo de seleção e filtragem a que estes são submetidos no decorrer de seu processamento na justiça criminal. Os resultados encontrados indicam que embora os agressores sejam invariavelmente homens e as vítimas preferencialmente jovens, ambos advindos das camadas populares e do mesmo meio social.
Depois de uma pesquisa quantitativa dos aspectos incluindo a cor da pele dos suspeitos de estupro, Foi determinado que os réus negros foram tratados de forma diferente no sistema de justiça criminal. Durante a fase de denúncia e investigação,nota-se que denunciante e a atitude discriminatória dos policiais em relação à cor da pele do suspeito, tendem a ver mais preto e bronzeado como possíveis autores de estupro. Essa atitude foi confirmada durante a fase de condenação, quando alguns casos envolvendo negros foram finalmente levantados pelo Ministério Público devido à vulnerabilidade do Ministério Público. Mesmo nesta fase, o efeito da discriminação de cor no fato de que os réus brancos são mais propensos a processar. Embora os dados mostrem que o tratamento dos réus negros é diferente do judiciário, ainda não tenho conteúdo suficiente para explicar a diferença de sentença.
Além disso, é preciso levar em consideração o pessoal do judiciário que foi repetidamente afetado desde a fase policial, pois estigmatizar alguns suspeitos torna sua culpa inquestionável. Devido a este efeito cumulativo, é difícil entender na definição quantitativa, a análise qualitativa é necessária para permitir um exame mais aprofundado do sistema de justiça criminal.
Contudo sob o olhar do autor que nos remete que ainda existe a discriminação pelos agentes de Segurança de que o pobre e preto são os causadores de delitos que aconntecem na sociedade, e também sobre o tratamento que a nossa justiça eleva sobre essas pessoas com desigualdade.
...