Somos filhos do tempo
Seminário: Somos filhos do tempo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KELLERGIGI • 23/5/2014 • Seminário • 358 Palavras (2 Páginas) • 379 Visualizações
1ª Etapa
“Somos filhos do tempo”
Somos feitos de tempo, porque nossas ideias, ações e pensamentos mudam conforme o tempo passa. Assim como não usamos o mesmo modelo de roupa, o mesmo corte de cabelo e nem convivemos com as pessoas que em algum dia fizeram parte de nossa vida. O ser humano muda com o decorrer do tempo, por isso, somos seres que desenvolvemos perante as diferentes culturas que nos são apresentadas. Somos seres mutáveis que a cada nova relação social que travamos adquirimos novos comportamentos, atitudes e maneiras de pensar.
Assim sendo, cada geração assimila herança cultural dos antepassados, estabelecendo projetos de mudança, porque estamos ligados ao tempo, pois adquirindo sentido pelo passado e para o futuro desejado.
A raiz do presente se baseia no passado, mas nós não damos importância quando realizamos uma ação quando pensamos nele. É fundamental que preservemos a memória histórica da nossa sociedade.
Segundo Noé Von Atzingem (2007), Presidente da Fundação Casa da Cultura de Marabá, preservar a memoria de uma sociedade não significa atrelá-la ao passado e impedir o seu desenvolvimento, mas sem conservar seus pilares constituintes a fim de não perder conhecimentos e identidades.
Para Glica Flores de Medeiros (2005), a importância de preservar a memória histórica de uma sociedade esta no fato desta constituir, registro material da cultura, da expressão artística, da forma de pensar, sentir e agir de uma comunidade em determinado época e lugar um registro de sua história, dos saberes, das técnicas e instrumentos que utilizava.
Existem suportes materiais para que haja registro cultural. Esses materiais são: objeto, uma construção ou um documento, através de fotos, vídeos, CD e outros. Esses suportes devem ser preservados porque engloba todas as ações que beneficiam a manutenção do bem cultural.
Um patrimônio importante para nosso país que deve ser preservado é: a escola, o prédio, as carteiras e os livros. O livro é um instrumento de ensino que resulta do trabalho de muitas pessoas, que pesquisaram, desenvolveram teorias e métodos, a fim de facilitar a transmissão do conhecimento.
Enfim. A memória é considerada uma das bases da compreensão humana, tanto em relação ao estudo do homem quanto da educação e a aquisição da sabedoria. Sem a memória,
...