Subway
Pesquisas Acadêmicas: Subway. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 19523 • 25/10/2014 • 1.655 Palavras (7 Páginas) • 1.561 Visualizações
INSTITUTO BELO HORIZONTE DE ENSINO SUPERIOR
IBHES FACEMG
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Análise da Empresa Subway
BELO HORIZONTE
2014
Nome dos Componentes:
Aylana Sormane Araujo
Allan Davidson Campos Silveira
Ewerton Rogério Teixeira
Denísio dos Santos Corrêa
ORGANIZAÇÃO EMPRESARIAL
Análise da Empresa Subway
Belo Horizonte
2014
SUMÁRIO
1) RESUMO SOBRE A EMPRESA ‘SUBWAY’
2) PLANEJAMENTO
3) TIPO DE EMPRESA: MISTA
4) ORGANOGRAMA
5) ANÁLISE SWOT
6) STAKEHOLDERS
7) BRAINSTORMING
8) FLUXOGRAMA
9) GESTÃO DA EMPRESA
INTRODUÇÃO
Uma guerra de proporções mundiais está em andamento, e o Brasil é um dos seus campos de batalha.
A guerra dos fast-food. Esse mercado, que antes era dominado pelo Mc Donald's, tem testemunhado a entrada de várias novas redes, com os mais diferentes posicionamentos, estratégias e temperos. No Brasil, a briga fica com o Mc Donald's, Bob's, Giraffa's, Habib's e, é claro, a Subway.
Tema do presente trabalho que visa fazer uma análise do seu posicionamento no disputado setor dos fast-food.
DESENVOLVIMENTO
RESUMO:
Em 1965, Fred DeLuca definiu que realizaria seu sonho de se tornar um médico. Ao procurar uma forma de pagar pelos estudos, um amigo da família sugeriu que ele abrisse uma lanchonete de sanduíches em formato 'submarino'. Com um empréstimo de mil dólares, o amigo, Dr. Peter Buck, ofereceu-se para se tornar o parceiro de Fred. Essa relação empresarial mudaria o cenário da indústria de fast-food.
O primeiro restaurante foi aberto em Bridgeport, Connecticut, em agosto de 1965. Logo após a abertura, Fred e Peter estabeleceram a meta de terem 32 restaurantes abertos dentro de 10 anos. Fred logo aprendeu os passos básicos para tocar um negócio, assim como a importância de servir um produto de qualidade, bem feito e com ótimo atendimento ao consumidor, mantendo os custos operacionais baixos, com pontos bem localizados. Essas lições continuam servindo de base para o sucesso que a rede SUBWAY possui ao redor do mundo.
PLANEJAMENTO:
Estratégico:
Com o crescimento enorme da rede fast-food Subway foi necessário uma reestruturação que deu lugar a um novo modelo de negócio , concentrando-se na operação e baseando-se no que havia dado certo em lugares no mundo, surgiram então os agentes de desenvolvimento, responsáveis por garimpar potenciais franqueadores em cada região. Hoje são 10 profissionais espalhados no Brasil todo que conhecem o mercado e conversam com interessados em inaugurar um restaurante da marca, fazem a avaliação do ponto, consumidores e todo o estudo necessário para tornar o projeto viável.
Visando o crescimento a mudança gerou resultados incríveis, sendo que no ano de 2004, já funcionavam 12 lojas e apenas 5 anos depois já possuíam 365 pontos de venda.
Tático:
Paralelo á expansão, a rede ganhou fôlego para investir em recursos específicos que visassem projetos de marketing para objetivos rápidos. Com destaque principal para o marketing que focava cada ponto de venda. Faziam ao redor das unidades panfletagens e ações locais.
Que cada vez mais atingia o objetivo do departamento, com o crescimento esperado.
Quando ultrapassado as 100 lojas, ganharam então a verba para trabalhar nacionalmente em TV a cabo, outdoors, internet, TV aberta e revistas.
Em suas estratégias de marketing focam em preço, saúde e sabor.
Nível Operacional:
Com as solicitações de aberturas de novos pontos de vendas e tendo interesses imediatos, um importante papel da estratégia de rede é bastante forte. Na internet, cada franqueado é responsável por responder as solicitações de consumidores de sua região nas redes sociais, interagindo com seus clientes, conquistando confiança, e assim alcançando suas metas específicas.
São ainda os materiais de ponto de venda que inserem o cliente no universo da marca. Além disso, um dos diferenciais em produto imediato é ver ser preparado na hora, a escolha do cliente, sem fritura e com até seis gramas de gordura, apelo importante para aqueles que preocupam com a saúde e o bem-estar.
TIPO DE EMPRESA
MISTA:
O Subway se enquadra no perfil das empresas mistas, sendo que fornece aos seus clientes os produtos com varias opções no cardápio, onde se escolhe por etapas e monta na hora como desejar aos olhos de quem adquire.
ORGANOGRAMA
Departamentalização
...