SÍNTESE REFLEXIVA
Tese: SÍNTESE REFLEXIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wilmara • 11/10/2013 • Tese • 566 Palavras (3 Páginas) • 176 Visualizações
2 SÍNTESE REFLEXIVA
O trabalho proposto tem por objetivo fazer uma síntese reflexiva entre uma história chamada “As Tranças de Bintou” e o texto científico “Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem”.
As Tranças de Bintou relata a cultura de um grupo de pessoas, onde às crianças se deparam com costume de seu povo, fazendo questionamentos consigo mesmo e com os adultos, pois Bintou sonha em ter tranças, porém de acordo com a cultura, somente os jovens podem ter as tão sonhadas tranças. Mas Bintou não se conforma com a situação, mostrando-se uma criança questionadora e expõe sua vontade de forma clara e objetiva.
Pensando no texto “Uma abordagem Integrada da Aprendizagem”, entende-se que o processo educativo perpassa geração a geração, bem como a ação pedagógica que envolve todo o currículo. É necessário que as diferentes áreas trabalhadas no currículo sejam integradas, proporcionando uma prática de inúmeras experiências durante o processo de aprendizagem.
Percebe-se que na história de Bintou é possível trabalhar vários aspectos pedagógicos dentre eles: os diferentes tipos de culturas; valores éticos como o respeito aos costumes de um povo bem como a diversidade existente, etc.
A relação entre o texto literário “As Tranças de Bintou” e o texto científico “ Uma Abordagem Integrada da Aprendizagem “ remete para uma proposta interdisciplinar, pois é possível trabalhar a disciplina de geografia, história, ensino religioso, onde incialmente os alunos iriam localizar geograficamente o país Africano, assim através da história conhecer a cultura do povo, e seus costumes, tendo como um dos enfoques o respeito à diversidade através do ensino religioso. Lembrando sempre que na sala de aula os alunos são heterogênios e que o ponto de partida primordial para o desenvolvimento das atividades propostas é o respeito.
É preciso manter um elo entre as áreas propostas no currículo, utilizando as reflexões e experiências científicas para o desenvolvimento das práticas pedagógicas.
Segundo (GADOTTI, 2004) “A interdisciplinaridade visa garantir a construção de um conhecimento globalizante, rompendo as fronteiras das disciplinas”.
Assim propõem-se atividades práticas a partir da história de Bintou, de acordo com as seguintes áreas do conhecimento: Natureza e Sociedade, Artes e Música, Alfabetização e Matemática.
Pensando sempre na interdisciplinaridade no que se refere à área Natureza e Sociedade levar mostrar que fazemos parte de uma cultura, e que temos nossos costumes, e descendências. Propor que os alunos conversem com seus familiares sobre suas descendências e costumes, feito a coleta de dados, fazer uma exposição oral, onde cada aluno irá contar sua descendência e tradições de suas famílias, em seguida na área de Artes sugerir com que os alunos desenhem a descendência dos colegas que mais se identificou, para um maior estímulo para o alunos durante o processo do desenho, deixar como fundo musical canções de diferentes culturas.
Já no que se refere à área de Alfabetização propor uma busca na biblioteca da escola uma pesquisa sobre as descendências existentes na sala de aula, nesse momento os alunos terão a dimensão da variedade de culturas e para finalizar, no que se refere a área da Matemática montar com a turma um gráfico
...