Síntese dos hormônios esteroides no organismo
Por: GerardoCosta • 16/4/2015 • Projeto de pesquisa • 337 Palavras (2 Páginas) • 2.178 Visualizações
Hormônios Esteroides são sintetizados no nosso organismo, através do percursor inicial o colesterol (tipo de lipídio derivado) e ele sofre várias reações enzimáticas e acaba sendo transformado em um determinado tipo de hormônio esteroide. Porém, a biossíntese é extremamente restrita a alguns tecidos como: Córtex das adrenais, placenta, gônadas (testículos e ovários) e tecido adiposo.
Esses tecidos eles apresentam uma isoforma de citocromo chamada p450 em suas mitocôndrias, que tem a capacidade de converter o colesterol, no percurso inicial comum a todos os esteroides, chamado de delta-5- pregnenolona. Além disso, essas células precisam de grupos específicos de enzimas conhecidos de forma geral como desmolases que se encontram nos retículos endoplasmáticos liso.
A biossíntese se inicia então a partir do colesterol, que pode ser captado pelo o LDL (através da endocitose mediata por receptor) ou pode ser colesterol que já esteja armazenado na própria célula. A partir da mitocôndria que contém o citocromo p450, o colesterol é convertido em pregnenolona, e dependendo do tecido que ela estiver ela é lançada para citosol e no retículo endoplasmático liso, dando origem a 5 grupos de hormônios esteroides:
01) Androgênios: Todos aqueles hormônios que geram características masculinas.
- Androstenediona
- De-hidroepiandrosterona (DHE)
- Testosterona
- Di-hidrotestosterona (DHT)
02 Estrogênios: Todos aqueles hormônios que geram características femininas.
- Estrona
- Estradiol
- Estriol
03 Progestagênios:
- Progesterona (Hormônio de características femininas)
04 Mineralocorticoides:
- Aldosterona (Hormônio fundamental para nossa pressão arterial)
05 Glicocorticoides:
- Cortisol
- Desoxicortisol
- Cortisona
Solubilidade: Os hormônios esteroides são lipossolúveis, diferente dos proteicos, eles precisam de proteínas transportadoras para chegar nas células. A principal proteína transportadora é a albumina, quando eles estão no plasma são chamados de fração livres, e quando estão ligadas a proteína transportadoras são chamadas de fração ligada. Eles só exercem atividade biológica quando eles não estão ligados, ou seja, somente a fração livre é a biologicamente ativa.
...