Só Educação Produz Cidadania
Pesquisas Acadêmicas: Só Educação Produz Cidadania. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jhenifer23 • 11/10/2013 • 445 Palavras (2 Páginas) • 1.943 Visualizações
ANDREÍA DE SOUZA RA: 6610316609
CAROLINE CRISTINA DE LESSA RA: 1299744735
JAMILE BOUWARY RA: 7929704898
OSSILANDIA SOUZA RA: 6822487949
ROSANE MENDES LIMA RA: 6838352700
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO: A RELAÇÃO SOCIEDADE/ESCOLA, ALGUNS APELIDOS CIRCUNSTANCIAIS.
PROFESSOR: EVERALDO OLIVEIRA
SÃO PAULO, SETEMBRO DE 2013.
A RELAÇÃO SOCIEDADE/ESCOLA: ALGUNS APELIDOS CIRCUNSTANCIAIS.
“Desde há mais de cem anos, espalhou-se uma grande quantidade de lamentações sobre a desordem das escolas e do método, e, sobretudo, nos últimos trinta anos, pensou-se ansiosamente nos remédios. Mas, com que proveito? As escolas permaneceram tais quais eram. Se alguém, particularmente, ou em qualquer escola em particular, começou a fazer qualquer coisa, pouco adiantou: ou foi acolhido pelas gargalhadas dos ignorantes, ou coberto pela inveja dos malévolos, ou então, privado de auxílios, sucumbiu ao peso dos trabalhos; e, assim, até agora, todas as tentativas têm resultado vãs” (Comênio, 1985, p. 467-468)
Otimismo Ingênuo
No otimismo ingênuo a escola tem uma autonomia absoluta na sociedade. A escola ganha um “poder” em cima da sociedade, onde ela pode mudar a sociedade só que não pode ser mudada.
A escola ela é bem valorizada, sendo ela o bem e os males de todos os acontecimentos, como podemos ver na frase citada no texto em que estamos refletindo “o Brasil é um país atrasado porque a ele falta Educação; se dermos Escolas a todos os brasileiros, o país sairá do subdesenvolvimento.”
A escola nesse apelido circunstancial está marcada também, por ser neutra, ou seja, não toma partido nenhum, ela está totalmente fora de grupos sócias ou politicas.
Com isso o educador é visto como um sacerdote, que está fazendo o bem para todos sem nada em troca.
Toda a responsabilidade social está na escola, assim ela acaba se tornando o grande poder.
Pessimismo Ingênuo
Agora nesse apelido circunstancial, a escola ela é totalmente refém da sociedade, invés da absoluta autonomia ela é influenciada pela sociedade não sendo capaz de influenciá-la. O educador ele é um “robô” das elites.
A escola nesse caso serve para fazer a cabeça de quem a frequenta, fazendo-os modelos sociais da hierarquia.
A parte ingênua dessa concepção é que ela chama a atenção de que a educação ela não é totalmente neutra. Que ela é sim influenciada pela politica.
Otimismo Crítico
Nesse caso a escola ela te uma estabilidade, ela nem é totalmente imobilizada, mas
...