TCC Técnico em Eletrotécnica
Por: EdsonCarvalho17 • 14/4/2017 • Trabalho acadêmico • 1.527 Palavras (7 Páginas) • 3.855 Visualizações
[pic 1] | |||
[pic 2] | Formulário | [pic 3] | TCC para Cursos Técnicos |
[pic 4] |
DADOS GERAIS |
Nomes dos Estudantes: |
Curso Técnico: |
Professor Orientador: |
Início: ____/_____/_____ Término: ____/_____/_____ |
Carga Horária: |
1-PROBLEMA A Precicast é uma metalúrgica que esta em operações desde 1995, no ramo de fundição de precisão. Esta empresa tem como meta buscar atender a expectativa de seus clientes, devido a esse objetivo busca-se uma melhoria continua de seus produtos e dos processos de tecnologia. [1]. Com a crescente demanda produtiva da indústria no setor de injeção de cera para suprir o mercado consumidor, percebe-se que a uma necessidade de aumentar o processo de fabricação com mais eficiência, qualidade, segurança e com controle dos níveis de produção [1]. Desta forma a empresa percebeu que teria que automatizar as injetoras de cera, e encontrar técnicos para suprir esta crescente mão de obra qualificada em maquinas automatizadas. Contudo diante, diante do nível e da necessidade de automatização, lenta-se um questionamento: Quais as técnicas para realizar um procedimento e desempenhar um processo de automatização de uma injetora de cera? |
SOLUÇÃO PROPOSTA OBJETIVO GERAL: Descrever quais as técnicas do processo de automatização de uma injetora de cera, procurando descrever etapas por etapas dos processos dispostos. OBJETIVO ESPECÍFICO: -Relatar o principio de funcionamento para automação de maquina aplicando a técnica fluxograma. -Compreender a aplicação dos componentes e avaliar possíveis alterações da maquina ( injetora de cera ), com o objetivo de torna-lo seguro e eficiente. -Desenvolver o programa em ladder para o CLP ( controlador logico programável ) através do fluxograma. -Relatar o desenvolvimento de um projeto automatizado usando o controlador logico programável da Siemens S7-1200; com o auxilio de um software que nos permite criar um sistema para comandar e supervisionar o mesmo através de um computador. JUSTIFICATIVA: . Percebe-se que houve um aumento da demanda de pedidos de materiais, porém a máquina ( injetora de cera para confecção de moldes ) não consegue atingir os níveis de produção requisitados pela nova demanda. Acarretando uma necessidade de desenvolver o aspecto característico da maquina, a fim de estabelecer técnicas de fabricação com mais eficiência, qualidade, segurança com controle dos níveis de produção. |
Numa fábrica de fundição têm várias etapas de fabricação de peças metálicas que consiste em preencher com metal líquido a capacidade de um molde com formato e medidas correspondentes aos das peças a serem fabricados. O processo primário de fabricação das peças trata-se da etapa das injetoras de cera, esta etapa consiste em construir um modelo no formato da peça a ser fundida; Do qual o modelo vai servir para construção do molde. Desta forma a injetora injeta cera no molde adquirindo o formato do molde. O principio de funcionamento da injetora conforme a ilustração 01 consiste da seguinte forma:
Ilustração 01 : ilustração da injetora de cera a ser automatizada, criada no PowerPoint. Fonte : Criado pelos autores. 1ª O operador liga chave geral e a bomba hidráulico, aguarda o tempo de aquecimento da cera no tanque, na mangueira, no bico, e no aquecimento do ambiente. Para dar prosseguimento na explicação utilizar-se-á a ilustração 1 como fonte. 2ª O mesmo desce a porta de segurança e aciona o fim de curso 1 que liga a válvula hidráulica 1-A (aciona o avanço da mesa até o molde). 3ª Apos chegar à mesa no molde aciona a fim de curso 3 , depois de um determinado tempo, desliga a válvula 1A; na sequência liga a válvula do bico injetor, avançando o mesmo até o molde. 4ª Ao término da sequência anterior, a válvula rotativa do tanque é acionada para posição fechada, no decorre de alguns segundos a válvula hidráulica 2 é ligada liberando o acionamento do cilindro hidráulico 2, que injetor de cera na mangueira, no bico e no molde, por 3 a 5 segundos, logo após desliga o avanço do cilindro. 5ª Depois do período de resfriamento da cera o operador sobe a porta de segurança, desabilitando a fim de curso 1, logo a seguir a válvula pneumática do bico é afastada do molde; sendo que neste mesmo momento abre a válvula pneumática rotativa do tanque e a válvula hidráulica 1-B fazendo subir a mesa, que toca no fim curso 2 e desliga válvula hidráulica 1-B. 6ª Na sequência é acionado a válvula hidráulica 2-A, retorna o cilindro hidráulico 2 injetor de cera.
Com o objetivo de relatar com mais clareza o principio de funcionamento do equipamento disposto para o técnico, será aplicado à técnica do fluxograma; Afim de que o técnico possa desenvolver o programa ( em ladder ) a ser aplicado no Controlador Lógico Programável ( CLP ) e realize as alterações necessárias. O fluxograma mostra como se faz as etapas de um procedimento operacional da rotina de trabalho em uma máquina ( ilustração 03 abaixo ) e penetra em problemas cuja solução interessa, diretamente, ao exercício de uma produtividade racional. Ele é usado para a delegação de autoridade, na atribuição de responsabilidade e em outros aspectos do funcionamento do processo produtivo. [2] Os principais símbolos colocados na ilustração 02 abaixo, esta sendo aplicado no fluxograma que mostra o processo e o principio de funcionamento de uma injetora de cera. Estes símbolos têm por objetivo evidenciar origem, processo e destino da informação escrita conforme os componentes de um sistema operacional. [2] O fluxograma apresenta algumas vantagens, que podem ser resumidas em:
Ilustração 02 : ilustração dos principais símbolos do fluxograma. Fonte : Criado pelos autores. Aplicando a técnica fluxograma no principio de funcionamento da injetora.
Ilustração 03 : fluxograma demostrando o principio de funcionamento da injetora de cera a ser automatizada. Fonte : Criado pelos autores. Após compreender como está disposto o funcionamento da injetora, através do fluxograma; segue o processo da próxima etapa, da qual envolve os componentes da máquina ( injetora de cera ).
Nesta etapa o técnico aplicara uma visão mais critica e criteriosa sobre os componentes que estão dispostos na maquina. Esta será dividida em:
Conforme observa-se o painel percebe que tem uma alteração no circuito quando comparado com uma imagem mais recente, conforme a ilustração 4 abaixo. Foi colocado um temporizador com o objetivo de fazer com que o procedimento de trabalho da máquina torna-se mais eficiente. Ilustração 04 : ilustração do painel indica cabos sem identificação, e uma recente aplicação de um temporizador. Fonte : Criado pelos autores.
A imagem da ilustração 4 acima, com um circulo do painel indica uma das carências de identificação dentre muitas encontradas nos terminais dos cabos do circuito de força e comando, dificultando para o técnico a identificação de falhas no momento da produtividade. Conforme a ilustração 5, indicou uma leitura no alicate amperímetro de 0,36 amperes, realizada no circuito de resistência da mangueira dentro do painel do circuito. Ilustração 05 : Leitura de corrente no circuito de resistência da mangueira no painel. Fonte : Criado pelos autores. [pic 15][pic 16][pic 17] | |||
Conclusão | |||
CONCLUSÃO: Nota-se um grande diferencial na implantação do controlador logico programável nos sistemas incorporado de empresas. A tecnologia Siemens oferece robustez e praticidade nos acionamentos elétricos permitindo compactar painéis, aperfeiçoar a produção, aumentar a segurança e tudo isso em conjunto com o sistema de supervisório permite-se monitorar ações dos funcionários, monitorar ações dos equipamentos maquinários e podem-se fazer acionamentos elétricos entrando em comunicação com o CLP. |
...