TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TEMPO SMDERNOS

Trabalho Escolar: TEMPO SMDERNOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/3/2015  •  488 Palavras (2 Páginas)  •  223 Visualizações

Página 1 de 2

O FILME Tempos Modernos passava no início do Século XX na Inglaterra. Podemos reparar o horário em que as pessoas saíam para trabalhar e o horário que elas voltavam, que começava por volta das 6 horas da manhã e terminava no tardar do dia,colocando em prática o máximo aproveitamento da mão de obra. Charles Chaplin, protagonista do filme representava um Operário, onde ele era instruído a fazer um único trabalho de apertar parafusos durante todo dia numa linha de montagem. Após muito estresse no trabalho ele acaba tendo reações que causaram problemas durante o trabalho, cai em confusões no seu setor, e vai parar nas engrenagens da máquina da fábrica, fazendo uma grande crítica à comparação do homem sendo tratado como uma máquina pela forma de administração de Taylor.

A partir daí o Operário vai preso por irresponsabilidades, e na cadeia ele encontra comida, segurança e abrigo, coisas que na sociedade da época pra conseguí-las no mínimo você tinha que se render às condições de trabalho que mesmo sendo ruins eram disputadas à tapa.Cabia ao ser humano na época aceitar essas condições de trabalho, ou roubar para manter o seu sutento. O Operário sai da prisão, em busca de um novo emprego se depara com a fábrica fechada, por motivo de greve. Demonstrando neste ponto influências da Teoria de Relações Humanas de Helton Mayo que agia como uma reação e oposição à Teoria Clássica formulada por Taylor, mostrando a reação que os grupos que existem dentro das empresas podem ter, se não forem incentivados com uma boa remuneração e com condições humanas de trabalho. O Operário então, vai em buscas de outras oportunidades, e a cada emprego ele era instruido, sobre como fazer o trabalho, mas nunca o realizava direito,sendo assim sempre demitido. Enfatizando neste ponto o sistema educativo para o funcionário antes dele iniciar seu trabalho.

O protagonista no final do filme se encontra sem emprego junto com sua parceira a garota Orfã. esta situação em que eles terminaram é resultado de um sistema capitalista desigual,e forma de trabalho das empresas na época, que acabou contribuindo com o aumento da criminalidade e da escravidão.

Apesar da Teoria de Taylor não ser geralmente bem aplicada nas empresas do filme, sobre pontos como a boa remuneração dos trabalhadores, e incentivos morais e respeitando as condições humanas, a sua teoria visava o foco da Produção. Neste ponto as empresas exploraram bem a Teoria.Finalizado com o exemplo da linha de montagem, gerando a divisão de trabalho.A racionalização do trabalho, intensificando o tempo de trabalho do operário.Garantindo assim uma produção maior e suficiente para garantir a demanda desejada. Podemos ver todo esse processo no filme que faz uma ótima crítica ao sistema desigual da época, mostrando bem a realidade dos operários e a dos patrões, e a desordem encontrada nos centros das cidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com