TEMPOS MODERVNOS
Casos: TEMPOS MODERVNOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lu82 • 5/6/2014 • 634 Palavras (3 Páginas) • 232 Visualizações
O filme Tempos modernos foi inspirado na fábrica da Ford. No filme, o personagem principal (interpretado por Charles Chaplin), trabalha numa fábrica, na linha de produção na forma de uma engrenagem mecanizando-o, tendo de lidar com diversas situações durante o dia.
Os operários da fábrica eram submetidos à longas e exaustivas jornadas de trabalho, era visto apenas como uma peça na linha de montagem. Não se alimentavam corretamente, não tinham parada para descanso, trabalhavam em um ritmo alucinante, não havia revezamento de postos, ou seja, ficavam o tempo todo exercendo a mesma tarefa e consequentemente não conheciam o processo de fabricação como um todo. Eram supervisionados por líderes despreparados, que tratavam os operários como máquinas, não se importando com suas necessidades fisiológicas e psíquicas.
Naquela época, o salário era por produtividade. Se produzia “X” peças recebia-se “X” salário, se faltasse por algum motivo, simplesmente não recebia.
A demanda de mão de obra era maior que a oferta de emprego, ou seja, as pessoas faziam qualquer coisa para manterem o emprego, assim, as empresas exigiam cada vez mais do operário, sem ter de se preocupar com reclamações, sindicatos, processos judiciais, etc. Não existia vínculo empregatício e a mão de obra poderia ser substituída sem maiores problemas para as empresas, uma vez que existia muitas pessoas em busca de trabalho.
O filme expõe o quanto era exigido de cada operador. Com obrigação apenas de trabalhar em um ritmo alucinante, não existiam direitos trabalhistas e benefícios que motivasse os funcionários a trabalharem e se dedicarem, existia apenas a necessidade de garantir o emprego, já que a oferta desse era escassa.
O filme também expõe claramente o estresse gerado com toda essa situação, onde o personagem acaba tendo um pico de loucura. Ele se interessa por qualquer coisa que possa ser apertada com uma chave de fenda.
Passado x Dias atuais
Em comparação aos dias de hoje podemos ver que muitas coisas mudaram. O trabalhador não é mais tratado como antigamente, não há pressão absurda a ponto de levar a picos de estresse, mas mesmo assim tem sua importância no processo produtivo, como integrante.
Criaram novos formatos de linha de produção nos dia de hoje há, a forma de tratamento por parte dos líderes nas empresas tiveram de ser mudadas, com treinamento e capacitação. Também algumas mudanças vieram com as leis trabalhistas e com as instituições sindicais, que conseguiram para os operários direitos trabalhistas, benefícios, piso salarial de acordo com a categoria, redução da jornada de trabalho, revezamento de tarefas, abono das faltas por motivos médicos, o salário é por hora trabalhada ou mensal e não mais por produtividade, em algumas empresas tem-se assistentes sociais que dão suporte ao colaborador em situações da sua vida pessoal.
O que observamos também é que a mão de obra para alguns setores está deficiente, não há muitas pessoas que estão dispostas a trabalharem aos fins de semana, ou por escala de revezamento. Tudo isso acontece porque a oferta de emprego se encontra maior que a demanda de mão de obra, então as pessoas podem escolher o que querem fazer, onde vão trabalhar diferentemente da época do filme Tempos modernos.
Por terem muitos direitos e
...