TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E DE RECURSOS HUMANOS
Casos: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcileny • 13/5/2014 • 1.555 Palavras (7 Páginas) • 362 Visualizações
INTRODUÇÃO
Aproximadamente 63,2 mil panificadoras compõem o mercado da panificação e confeitaria no Brasil, das quais 60 mil são micro e pequenas empresas. O setor gera mais de 700 mil empregos diretos, dos quais 245 mil (35%) concentram-se na produção. Cento e vinte e sete mil empresários comandam esse mercado no País.
No ano passado, o faturamento estimado do setor foi de R$ 44,9 bilhões, segundo levantamento da Abip. A panificação está entre os seis maiores segmentos industriais do País, com participação de 36% na indústria de produtos alimentares e 6% na indústria de transformação.
A empresa pesquisada esta englobada nesta lista de pequenas e grandes panificadoras um ramo de atividade que possui movimento continuo no dia a dia.
A empresa a seguir irá apresentar muitos dados positivos e negativos e de como ela ainda sobrevive a este mercado competitivo.
A EMPRESA
EMPRESA: M.F de Souza Panificadora ME.
FANTASIA: Panificadora Vitória. ( Empresa Familiar)
A empresa M.F de Souza Panificadora localizar-se-á na Avenida General Mello nº 2619, no Bairro Jardim Califórnia.
1. DESAFIO 01
MISSÃO DA EMPRESA
Atender com excelência as necessidades dos clientes, disponibilizando produtos alimentícios de ótima qualidade e que sejam essenciais ao seu dia-a- dia.
VISÃO DA EMPRESA
Ter os melhores produtos, garantindo a satisfação e tornando-se uma referência no ramo de panificação.
VALORES
Qualidade
Respeito
Transparência
Relacionamento
Os aspectos formais da empresa são:
Estrutura da Empresa
Cargos, funções, práticas operacionais, tecnologias, métodos
Políticas de pessoal, metas, estratégias, objetivos.
Sua operacionalização costuma ocupar todo o tempo das pessoas, exigindo delas, muita dedicação. Também é normal que a renda destas pessoas venha exclusivamente desta empresa familiar.
A empresa gera recursos compatíveis com a natureza do negócio, compatíveis com o investimento realizado.
Uma empresa gera dois tipos de recursos para os proprietários (sua Padaria também):
•Salários - para os membros da família que forem empregados da empresa, e pró-labore para os sócios que trabalharem na empresa.
•Lucro - para ser distribuído aos sócios após apuração do resultado.
Os recursos de entrada que as panificadoras ultiliza para realizar as suas atividades comerciais são:
Recursos Financeiros
Recursos Materiais
Informações
Tecnologias
Espaço
Tempo
A Panificadora para realizar suas atividades é composta pela Gerência administrativa financeira, padeiro e vendedores.
Gerente administrativo / financeiro:
Responsável pela captação de recursos que viabilizem a expansão do negócio, pela contratação de novos funcionários, treinamentos internos para qualificar o atendimento dos serviços prestados e marketing da empresa.
Fará o acompanhamento do nível de satisfação dos clientes, bem como o gerenciamento de pesquisa de campo para contemplar novas necessidades de mercado.
Padeiro/Confeiteiro
Responsável pela produção de pães, biscoitos, bolos, salgado, doces e se responsabilizar em manter os equipamentos de produção limpos e conservados
Vendedor/Atendente
Responsável pelo atendimento aos clientes no balcão e reposição mercadorias nas gôndolas de mercearia.
Operador de Caixa
Responsável pelo atendimento aos clientes do caixa e fazer recebimentos.
Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar está relacionado à missão da empresa e orientarão as suas ações.
2. DESAFIO 02
A estrutura de gestão de pessoas da empresa é muito defasada não há nenhuma sala de treinamento ou se quer uma sala para realização de entrevistas, pois elas são realizadas ali mesmo no balcão pelo próprio dono da empresa e as vagas são ofertadas atraves de cartazes expostos na parede da panificadora ou atraves do CINE.
Portanto não há um profissional especifico para o cargo de gestão de pessoas.
3. DESAFIO 03
Na panificadora o sistema de comunicação é a comunicação descendente ou vertical onde o processo de informações da cúpula diretiva da organização (o dono e o pai da família) para os subalternos, isto é, a comunicação de cima para baixo, traduzindo a filosofia, as normas e as diretrizes dessa mesma organização.
A empresa ainda desestruturada devido ser uma empresa onde o dono não realizou um curso de administração e apenas tem logos anos de experiência deixa a desejar no aspecto de canais de informações, pois os colaboradores são livres para se expressar e manifestar, pois não controladas como deveriam ser pela administração. Como exemplo pode citar as conversas paralelas que ocorrem dentro da organização.
Apesar destes aspectos negativos encontrados na organização os colaboradores e patrões tem um ótimo relacionamento as comunicações da organização externa são realizadas atraves de publicações e projetam a boa imagem da empresa,
...