TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
Dissertações: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: silmara77rocha • 13/10/2014 • 1.293 Palavras (6 Páginas) • 414 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO EAD: BELO HORIZONTE (MG) – UNIDADE 2
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
SILMARA NERI DE LIMA ROCHA
RA: 7377582666
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS DE ECONOMIA DE TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
TUTOR EAD: CINTIA GALENI
BELO HORIZONTE / MG
01/10/2013
INTRODUÇÃO
Segundo Prado (2011) os dados do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC) mostram que entre os anos de 1985 e 2005 foram constituídas 8.915.890 empresas no Brasil. Desse montante, estima-se que a expressiva parcela de 90% correspondam a empresas familiares que, por sua vez, seriam (segundo as mesmas estimativas) responsáveis pela criação de 2 milhões de empregos diretos no País.
A maior parte dessas empresas se inicia com sonhos, ideias, empenho e investimentos de pessoas empreendedoras e seus parentes que juntam suas economias e abrem seu próprio negócio.
A característica das empresas familiares é a transferência de pai para filho. Esse costume surgiu no antigo Egito, segundo Adam Smith, (2002, p.15), ”todo homem estava obrigado por um princípio religioso a seguir a ocupação de seu pai e estaria cometendo o mais nefasto sacrilégio se mudasse para outra”.
Atualmente a longevidade dessas empresas é questionada por muitos autores, pois afirmam que as empresas de terceira ou quarta geração são raras no contexto brasileiro, e ainda complementam que as sementes para a destruição estão no fundador e na família, enquanto o caminho para a sobrevivência das empresas passa pela capacidade da família em administrar as suas relações com a firma e evitar forças centrífugas nas fases de sucessão.
O presente trabalho objetiva compreender o funcionamento e as peculiaridades referentes ao processo sucessório em uma empresa, a relação entre empresa e família, bem como identificar/criar mecanismos para guiar a empresa nesta problemática, estabelecendo assim, o contínuo desenvolvimento e crescimento da mesma.
DESENVOLVIMENTO
A indústria de bebidas Pira passará por mudanças no modelo de gestão, pois o fundador Dr. João pretende se aposentar e transferir a direção da fábrica para seus filhos Paulo e Iran. Para isso foi contratado um escritório de consultoria empresarial, que a partir das habilidades e competências de Paulo e Iran irá apresentar um plano de sucessão para a empresa.
Abaixo, segue uma tabela desenvolvida para relacionar e comparar as competências e habilidades de Paulo e Iran, e diante da qual, será feita uma análise dos perfis, sendo esta, decisiva para a escolha do novo gestor da empresa.
TABELA DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES PARA A SUCESSÃO
COMPETÊNCIAS HABILIDADES PAULO IRAN
LIDERANÇA CAPACIDADE DE CONDUZIR O GRUPO A ACEITAR E ADAPTAR-SE A MUDANÇAS, IDEIAS E TRABALHAR ATINGINDO UM OBJETIVO ESPECÍFICO COMUM.
X
-
PROATIVIDADE CAPACIDADE DE ANTECIPAR-SE AOS FATOS EM INICIATIVAS RÁPIDAS E EFICAZES NA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS.
-
-
COMUNICAÇÃO HABILIDADE PARA REPASSAR E DIALOGAR SOBRE INFORMAÇÕES, DE MANEIRA CLARA E OBJETIVA.
X
-
RESILIÊNCIA CAPACIDADE DE RESISTIR À SITUAÇÕES ADVERSAS, DE PRESSÃO, DE FORMA A ALCANÇAR CRESCIMENTO E VENCER DESAFIOS POR MAIS DIFÍCEIS QUE SEJAM.
X
-
CRIATIVIDADE SER INOVADOR, CAPACIDADE DE TRANSCENDER PADRÕES PRÉ ESTABELECIDOS COM OBJETIVO DE MELHORIA CONTÍNUA.
-
-
KNOW HOW CONJUNTO DE CONHECIMENTOS SOBRE OS NEGÓCIOS QUE ENVOLVEM A ORGANIZAÇÃO E O MERCADO.
-
-
VISÃO GLOBAL E SISTÊMICA ENXERGAR A ORGANIZAÇÃO COMO UM TODO, INTERAGINDO AS PARTES, OBJETIVANDO ALCANÇAR UM CAMINHO UNIFICADO.
-
-
TOMADA DE DECISÕES HABILIDADE DE TOMAR DECISÕES RÁPIDAS E EFICIENTES, RESPONDENDO ÀS GRANDES INTERFERÊNCIAS INTERNAS E EXTERNAS QUE SURGEM DIARIAMENTE NAS ORGANIZAÇÕES.
-
-
AVALIAR SITUAÇÕES SABER AVALIAR AS DIFERENTES SITUAÇÕES QUE SURGEM PARA RESOLVÊ-LAS DE MANEIRA JUSTA E EM CONSONÂNCIA COM OS OBJETIVOS DA EMPRESA.
X
X
CARISMA APRESENTADA PELO DR. JOÃO E NECESSÁRIA PARA A CULTURA TÍPICA DA EMPRESA. NÃO APRESENTAR ESSE TÓPICO ENRRAIZADO NA EMPRESA PODERIA SER UM FATOR DE DESMOTIVAÇÃO ENTRE OS COLABORADORES.
X
-
Legenda: (X) Competência e Habilidade Identificada
(-) Deficiência de Competência e Habilidades.
Observam-se na tabela acima, diferentes habilidades e competências. A junção dessas habilidades e competências forma um gestor de sucesso.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DEFICITÁRIAS
COMPETÊNCIAS PAULO IRAN ARGUMENTOS
LIDERANÇA
X IRAN NÃO CONSEGUE TRANSMITIR SEUS OBJETIVOS COM CLAREZA POR ISSO NÃO INSPIRA NEM MOTIVA SEUS SEGUIDORES.
PROATIVIDADE
X
X PAULO E IRAN NÃO TEM INICIATIVA PRÓPRIA, SEMPRE ESPERAM O PAI PARA RESOLVER OS PROBLEMAS.
RESILIÊNCIA
...