TEORIA SISTEMICA
Trabalho Escolar: TEORIA SISTEMICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatahulle • 29/10/2013 • 620 Palavras (3 Páginas) • 508 Visualizações
TEORIA SISTEMICA – EXEMPLOS E CASOS PRÁTICOS
Estudiosos da Teoria Geral de Sistemas identificaram regras ou normas ou leis que acontecem a todos os sistemas, independente da área, ou seja: todo sistema respeita estas leis. Elas são:
* “Todo sistema se contrai, ou seja, é composto de subsistemas (e isto ocorre infinitamente)”.
Exemplo: o motor de um carro é formado de subsistemas como injeção, pistões, partida, etc.
*“Todo sistema se expande, ou seja, é parte de um sistema maior (e isto ocorre infinitamente)”.
Por exemplo, o sistema “carro” é parte de um sistema maior de tráfego, que por sua vez pode ser considerado subsistema de uma cidade e assim infinitamente.
Homeostase
Este princípio diz que os sistemas sempre procuram o equilíbrio. Isto quer dizer que, se uma parte não está funcionando bem, outras terão que trabalhar mais para manter o equilíbrio e para que o sistema consiga atingir seu objetivo.
Por exemplo, se uma pessoa está mancando de uma parte, a outra perna será sobrecarregada. Uma infecção no pé pode gerar febre e isto afeta todo o corpo; da mesma forma, outras partes poderão ficar infeccionadas. Numa empresa, se o setor de vendas não está bem, outros setores devem trabalhar mais ou melhor (por exemplo, marketing).
Sinergia
A sinergia pode ser exemplificada pela fórmula 1 + 1 = 3. Isto significa que as partes de um sistema podem interagir para gerar algo maior, o que as partes não conseguiriam fazer ou atingir se trabalhando isoladamente.
Tal princípio também pode ser entendido através da frase “O todo não é a mera soma das partes”. Um bom exemplo é a água (cuja fórmula é H2O). Se estudarmos cada parte isoladamente, teremos que as moléculas de hidrogênio se encontram na natureza em estado gasoso, e o mesmo acontecendo com o oxigênio. Mas quando esta partes se juntam formam uma substância cujo estado natural é líquido.
A sinergia também explica por que, muitas vezes, uma equipe de futebol com um jogador a menos consegue ganhar de outra com maior número de jogadores. A resposta está na integração entre as partes, que conseguem gerar algo novo.
Fonte: http://paginas.ucpel.tche.br/~loh/tgs.htm
Ex2: Duas cabeças pensando de forma interdependente, pensam melhor que uma.
Exemplos recursos entrada/saída:
Fonte: http://pt.scribd.com/doc/51757026/8/Tabela-3-1-%E2%80%93-Alguns-exemplos-de-aplicacao-da-teoria-dos-sistemas
*Essa teoria estabelece que os sistemas não podem ser
completamente compreendidos apenas pela análise separada de
cada uma de suas partes.
...