TI Senac
Por: Rafael de Souza • 9/5/2016 • Trabalho acadêmico • 4.478 Palavras (18 Páginas) • 263 Visualizações
FACULDADE SENAC MINAS
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Escopo do Plano de Negócios do empreendimento
Sapoti
Elizabeth Menezes
Bruno Salomão
Joao Pedro Gomes
Michel Abras
Rafael de Souza
Ruy Brant
Belo Horizonte
2013
FACULDADE SENAC MINAS
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
Escopo do Plano de Negócios do empreendimento
Sapoti
Escopo do Plano de Negócios de um empreendimento gastronômico Sapoti, apresentado no primeiro período do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.
Professora Orientadora: Edna Lisboa.
Trabalho como pré requisito para aprovação da matéria de Trabalho Interdisciplinar.
Belo Horizonte
2013
- Sumário Executivo
- Apresentação
- Nome do empreendimento
- Tipo de empreendimento
- Descrição detalhada
- Localização
- Público alvo
- Contexto antropológico e cultural relacionados ao estabelecimento
- Missão, Visão e Valores
- Competências
- Detalhamento do negócio
- Horário de funcionamento
- Quadro de funcionários e brigada
- Estrutura e equipamentos
- Técnicas e práticas de funcionamento
- Pop
- RH e financeiro
- Apresentação
- Necessidades e perfis pretendidos
- Cargos e salários
- Pesquisas de mercado (Clientes, fornecedores e concorrentes)
- Cozinha sustentável
- Considerações finais
- Referências
- Sumário Executivo
- Apresentação
Estabelecimento pensado em atender ao público......
- Nome do empreendimento e logomarca [pic 1]
Sapoti – do Tupí Guaraní “Do Mato” Nome pensado em virtude de se trabalhar com carnes exóticas com foco nas caças.
- Tipo de empreendimento
Restaurante de médio porte contando com ao todo com capacidade para 80 pessoas
- Descrição detalhada
- Localização
Rua Outono 523 - Cruzeiro
- Público alvo
Pessoas de diversas idades com médio poder aquisitivo dispostas e participar de momentos únicos com produtos de altíssima qualidade e sabores únicos.
- Contexto antropológico e cultural relacionados ao estabelecimento
A caça é uma das mais antigas atividades do homem na humanidade. Mas para falarmos dela não poderíamos deixar de falar sobre a atividade de cozinhar do homem, onde este pode descobrir que cozinhando os alimentos podia reestabelecer o calor natural da caça acrescentando sabores e tornando-a mais digerível. Descobriu que as temperaturas elevadas liberavam sabores e odores, que as mais frias as sintetizavam ou anulavam e que o método de cocção retardava a decomposição dos alimentos prolongando o tempo em que podiam ser consumidos. Assim descobriam a primeira técnica de conservação podendo então fazer grandes caças e conservar as carnes dos grandes animais sem perder o seu valor e podendo armazenar por grandes períodos.
A cultura da caça no Brasil se teve com os indígenas que cultuavam a caça e a pesca como importantes atividades de subsistência. Os antigos tupis eram exímios caçadores e pescadores utilizando o arco e a flecha como principais equipamentos para isso.
Em Minas Gerais podemos observar que nossos avós ou bisavós eram também caçadores e saiam atrás de catetos, queixadas, pacas, cutias e capivaras. Isso nas cidades do interior em fazendas onde podíamos encontrar com mais facilidade esses animais.
Em seus quintais também podiam disfrutar de rãs que habitavam o ambiente e geralmente eram comidas preparadas por nossos antepassados. Com a proibição da caça aos animais silvestres no Brasil desde a década de 60, essas carnes foram cada dia ficando mais raros, e somente criadores autorizados pelo IBAMA poderiam comercializar essas iguarias.
Em Minas Gerais temos uma culinária bastante tradicional e que talvez conte com a maior variedade em todo o Brasil. A culinária mineira tem como base praticante o que se encontra plantado no fundo do quintal ou nas grandes fazendas e também nas carnes de boi e porcos criados por seus respectivos fazendeiros. Nos 853 municípios mineiros, é possível provar quitandas e delícias típicas do Estado, elaboradas por mãos habilidosas, de gerações que se revezam nos fazeres de cozinhas centenárias, que transformam a gastronomia em especial diferencial para quem visita o estado.
Grandes chefes veem incorporando em seus menus as carnes de caça. Hoje em dia pode ser encontrada em grandes restaurantes no Brasil agradando cada dia um numero maior de adeptos.
Agregado a esses valores e culturas tentaremos no nosso empreendimento juntar a hospitalidade do povo mineiro com esses sabores exóticos, ambiente diferenciado com uma decoração que nos remeta a esses caçadores. Os sabores da caça da nossa fauna atendendo as pessoas que queiram reviver os sabores diferenciados da caça do interior do Brasil.
- Missão, Visão e Valores
O empreendimento busca satisfazer as necessidades dos clientes em parceria com funcionários, fornecedores, meio ambiente e comunidade local.
- Missão
Garantir a excelência na produção de alimentos satisfazendo nossos clientes. Fornecer produtos saborosos, saudáveis, social e ecologicamente conscientes.
- Visão
Oferecer uma cozinha exótica de alta qualidade propiciando aos nossos clientes a oportunidade de vivenciarem momentos diferenciados e exclusivos.
- Valores da empresa
Pessoas em primeiro lugar.
Qualidade de produtos e serviços.
Responsabilidade social e ecológica em toda decisão.
...