TRABALHANDO COM MÃO À MÃO
Tese: TRABALHANDO COM MÃO À MÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: shigoto • 18/2/2015 • Tese • 620 Palavras (3 Páginas) • 246 Visualizações
1)Quando o prof. Cabrera afirma que o faz uma pessoa inadequada é o comportamento, esclareça o que é um talento, sob o ponto de vista da Maria Tereza L. Fleury, discutido em aula.
R: Cabrera diz que o comportamento inadequado pode por em risco a contratação. Só o conhecimento não basta, pois a atitude com a prepotência/arrogância é mal vistas pela empresa, o talento é definido por Competência, Habilidade e Atitude, essas qualidades permite valores, proporcionando vantagem competitiva à organização e fornecendo diferenciais.
2)Em certa passagem da entrevista o prof. Cabrera discorre sobre o conceito que o funcionário utiliza para definir qualidade de vida. Ele se refere a disponibilidade e a intensidade das interações. A partir deste contexto, defina empregabilidade (discutido em aula, como um termo cunhado pelo próprio Cabrera) e como ele se relaciona ao novo vínculo entre empresa e funcionário.
R. Empregabilidade não significa ter apenas um emprego e sim ter as qualificações necessárias como conhecimento, habilidades, boa comunicação para manter-se no mercado de trabalho de forma saudável. Quando se usa a empregabilidade consegue tomar conta de sua carreira e cria condições para ter trabalho sempre, não importando a sua idade, seu modo de pensar e nem a sua área de atuação.
3)Relacione ancora de carreira com a teoria de motivação proposto por Maslow.
R: Ancora de carreira está relacionada a uma crença de conjunto de princípios e valores que permanecem conforme a nossa necessidade, maturidade, oportunidade e projeto de vida. Na pirâmide são expressas por suas necessidades primarias e secundárias e motivadas a garantir sua sobrevivência e necessidade de segurança. Na sequencia ele é motivado por necessidades sociais, auto-estima e realização pessoal.
APAGÃO DE MÃO DE OBRA
As organizações I e V são as que atuam de forma adequada face ao apagão de mão de obra, pois a realidade hoje não é os trabalhadores que buscam melhores empregos, e sim os empregos buscam melhores profissionais capacitados. Com a escassez da mão de obra especializada, as organizações decidirão investir em capacitação aos seus empregados em busca de produtividade e qualidade. Embora para cada cursos, MBA, pós graduação é exigido alguma fidelidade entre as partes, ou seja, uma troca, onde o empregado deve se manter na organização por dois anos, para que o investimento da empresa não seja em vão.
T. ORAGANIZACIONA - T. CONHECIMENTO - TALENTO.
No ambiente interno de uma organização o Trabalhador Organizacional está submetido a uma hierarquia corporativa, que exerce apenas as funções delimitadas pelo seu cargo. Não é pró-ativo e tem apenas a intenção de garantir seu emprego e seu salário no final do mês.
O Trabalhador do Conhecimento é valorizado por sua capacidade de atuar sobre o conhecimento, sua produtividade e trabalho em equipe. Executa seu trabalho, demonstrando um grande domínio. Está sempre aprendendo e melhorando seu trabalho. Está preocupado com a empresa e seu crescimento.
A definição de Talento e definido por Competência, Habilidade e Atitude, essas qualidades permite valores, proporcionando vantagem competitiva à organização e fornecendo diferenciais.
...