TRABALHO DE GESTAO EMPRESARIAL
Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO DE GESTAO EMPRESARIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: regina1971 • 1/9/2014 • 2.066 Palavras (9 Páginas) • 3.480 Visualizações
ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS – FUNENSEG
CURSO PARA FORMAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS
PLANO DE NEGÓCIO
JOSE LUIS C. FIGUEIREDO
MARCIO ASSIS
JOSELIA REGINA F CAMPOS
São Luís
2010
ESCOLA NACIONAL DE SEGUROS – FUNENSEG
CURSO PARA FORMAÇÃO DE CORRETORES DE SEGUROS
PLANO DE NEGÓCIO
JOSE LUIS C. FIGUEIREDO
MARCIO ASSIS
JOSELIA REGINA F CAMPOS
Professor: Rodrigo Câmara
Disciplina: Gestão Empresarial
São Luis
2010
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ................................................................ 4
1 PLANO DE NEGÓCIO ...................................................... 5
1.1 Benefícios ......................................................... 5
1.2 Planejamento Estratégico no Negócio ................ 6
1.3 Descrição da Empresa / Empreendimento ........ 6
1.4 Produtos e Serviços ......................................... 6
1.5 Análise do Mercado ........................................... 6
1.6 Plano de Marketing .......................................... 6
1.7 Plano Financeiro ............................................... 7
1.8 Como Manter atual um Plano de Negócios? ...... 7
CONCLUSÃO ................................................................... 8
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .................................... 9
INTRODUÇÃO
O cenário atual brasileiro aponta para a necessidade das organizações construírem uma gestão eficaz, além de manterem acesos o compromisso e a paixão que as movem. Assim, o presente trabalho abordará o tema Plano de Negócio, a fim de auxiliar no processo de gestão.
Ao se construir o cenário futuro de uma empresa, obtém-se o direcionamento a ser seguido pela mesma. Todavia, o Plano de Negócio está longe de ser uma fórmula mágica, onde tudo ocorre conforme planejado. Ele diz respeito, sim à formulação de objetivos para a seleção de programas de ação e execução, levando em conta as condições internas e externas à empresa, bem como sua evolução esperada. A ênfase do Planejamento Estratégico está em direcionar, identificar e desenvolver, muito mais do que estabelecer objetivos concretos ou em predizer o futuro (SILVA, 2003). Ainda, considera premissas básicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerência e sustentação.
Para muitos empresários, Planejamento Estratégico é ferramenta exclusiva das grandes organizações. Ainda não se tem hábito de planejar, prever, antecipar-se aos fatos e aos cenários. Todavia, faz-se de fundamental importância, diante do cenário atual, que as empresas promovam mudanças e que busquem meios e condições de anteverem situações relevantes ao seu core business.
Core business: expressão que define o negócio central de uma dada empresa.
1 PLANO DE NEGÓCIO
Planejar é essencial para o sucesso de qualquer tarefa. Planejar significa formular metas, objetivos e estabelecer orientações para o futuro de uma empresa ou oportunidade de negócio. Deste modo, há um determinado número de fatores críticos que deverão ser levados em consideração para um processo de planejamento com sucesso: a) Metas - Estabelecer metas realistas a atingir. Estas deverão ser específicas, mensuráveis e estabelecidas com limites temporais. b) Compromisso - A tarefa a empreender deverá ser assumida por todos os envolvidos. c) Prazos - Deverão ser estabelecidas datas-chave, subdividindo a meta final e permitindo uma monitorização contínua e uma medição da evolução no tempo. Contingências - Eventuais obstáculos deverão ser antecipados e estratégias alternativas deverão ser formuladas.
1.1 Benefícios
a) O plano de negócio orienta o empreendedor a iniciar sua atividade econômica ou expandir o seu negócio. b) Permite estruturar as principais visões e alternativas para uma análise correta de viabilidade do negócio pretendido e minimiza os riscos já identificados. c) Contribui para o estabelecimento de uma vantagem competitiva, que pode representar a sobrevivência da empresa. d) Serve como instrumento de solicitação de empréstimos e financiamentos junto a instituições financeiras, novos sócios e investidores. e) Definir claramente o conceito do negócio, seus principais diferenciais e objetivos financeiros e estratégicos. f) Mapear de maneira detalhada O QUE será feito, POR QUEM será feito e COMO será feito, para que os objetivos do negócio sejam atingidos. g) Relacionar os produtos que serão oferecidos ao mercado. h)
...