TRABALHO ECONOMIA DA CHINA
Pesquisas Acadêmicas: TRABALHO ECONOMIA DA CHINA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 8964 • 28/5/2014 • 506 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por objetivo aprimorar conhecimentos sobre pontos positivos da China e sua importância no comercio internacional, O Crescimento Econômico da China, que foi chamado no passado de “gigante adormecido”, a China está acordando. Pois o rápido crescimento econômico esta criando expectativas e afetando as indústrias de todo o mundo.
Após as reformas iniciadas por Deng Xiaoping em 1978, o surgimento da China como uma grande economia no mercado internacional esta entre um dos mais inesperados acontecimentos econômicos das ultimas décadas. E consequentemente a abertura econômica, a China tem apresentado crescimento econômico superior a 9% ao ano.
Para este crescimento, o trabalho começou a uma longa data atrás, mais precisamente em 1979, Deng Xiaoping, que se tornou líder da China em 1978, introduziu um programa de reforma da economia que aos poucos mudaria o funcionamento da estrutura econômica do país. As reformas começaram em foco no setor agrícola.
O começo da transformação de uma economia cuja produção era determinada pelo governo central em uma economia de mercado foi possível graças a grandes reformas econômicas e à abertura geral da economia.
Ja nos meados da década de 80, o setor industrial passou por mudanças que permitiram a entrada de empresas privadas para complementar as empresas estatais então existentes, o que trouxe algumas liberalizações de preços e salários a essas últimas. Além disso, algumas dessas empresas estatais foram autorizadas a reter uma parcela dos lucros como incentivo pelo bom desempenho, e 14 grandes cidades localizadas ao longo da costa foram abertas ao comércio exterior e ao investimento estrangeiro.
CONCLUSÃO
Em virtude do que foi mencionado, observamos que a ECONOMIA CHINESA: China possui atualmente uma das economias que mais crescem no mundo. A média de crescimento econômico deste país, nos últimos anos é de quase 10%. Uma taxa superior a das maiores economias mundiais, inclusive a do Brasil. O Produto Interno Bruto (PIB) da China atingi, um alto valor (com crescimento em torno de 10,3%), fazendo deste país a segunda maior economia do mundo (fica apenas atrás dos Estados Unidos). Estas cifras apontam que a economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.
Mas observamos também que, embora apresente todos estes dados de crescimento econômico, a China enfrenta algumas dificuldades. Grande parte da população ainda vive em situação de pobreza, principalmente no campo. A grande de combustíveis fósseis (carvão mineral e petróleo) tem gerado um grande nível de poluição do ar. Os rios também têm sido vítimas deste crescimento econômico, apresentando altos índices de poluição. Os salários, controlados pelo governo, coloca os operários chineses entre os que recebem uma das menores remunerações do mundo, pois inclusive é um país muito citado quando se fala de mão de obra barata, “ dois excelentes exemplos são os iPhones e os iPads da grande e famosa empresa Apple, gerando pouco gasto e redução de impostos para transação de equipamentos fabricado na China”, conforme o jornal (NEW YORK TIMES). Mesmo assim, o crescimento
...