TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO MATEMATICA

Trabalho Universitário: TRABALHO MATEMATICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/10/2013  •  1.066 Palavras (5 Páginas)  •  454 Visualizações

Página 1 de 5

Caminho da Guerra

Quem venceu a Primeira Guerra, que durou de 1914 a 1918, impuseram muitas medidas para o governo dos países derrotados, e essas medidas foram consideradas pelos alemães duras e humilhantes.

Mas, em um momento em que Hitler e seu país estava passando por uma grande crise econômica, ele convenceu o povo alemão de que EUA (país vencedor) era do mal, com isso Hitler alcançou o poder e fortaleceu o estado nazista.

Na realidade, o que Hitler realmente queria era desafiar o Tratado de Versalhes, e desmontar o “pedestal” que os países vencedores estavam sendo encontrados.

A liga das nações

Foi criado para manter a paz entre os países, o que provou não ser realizado. Quem as controlava eram os países vencedores da 1ª Guerra Mundial (Inglaterra e França) que aproveitaram para fortalecer seu império. Dois únicos países preferiam se concentrar isolados do resto, Estados Unidos e URSS. O país norte americano não se interessava em interagir com outros países. Já a União Soviética foi excluída por ter um sistema socialista.

As vítimas do conflito

A 2ª Guerra Mundial foi a maior guerra ocorrida em toda a história. As técnicas foram aperfeiçoadas e com verba cada país comprou novo estoque de armamento. A guerra foi tão brutal que provocou a morte de 55 milhões de pessoas, 35 milhões de feridos, 20 milhões de órfãos, e 190 milhões de refugiados.

Política Internacional das Ditaduras

Os governos totalitários da Alemanha, da Itália, e do Japão, conseguiram um alto grau de disciplina social, dirigindo seus esforços para a recuperação econômica e o desenvolvimento militar. Ou seja, queriam mudar todas as regras postas pelos vencedores da Primeira Guerra. Então, na década de 1930 iniciaram uma política externa de expansão territorial, militar e econômica. Dois acontecimentos que marcaram a política internacional:

• Japão: a invasão da Manchúria e da China

• Itália: a invasão da Etiópia e da Albânia

• Alemanha: a expansão pela Renânia, Áustria, Tchecoslováquia e Polônia.

Destruição de Guernica: Ensaio Militar Nazista

Em março de 1938, Hitler anexou a Austria á Alemanha, pois como os dois eram partidos nazistas que continham as mesmas regras e os mesmos costumes, acharam que seria interessante unir esses dois países, para terem por comando apenas um estado.

Logo após, Hitler achou interessante que também houvesse a anexação da região dos Sudetos, na Tchecoslováquia aos outros dois países. Hitler afirmava que o governo Tcheco oprimia os nazistas, enquanto eles por si negavam e falavam que era apenas uma desculpa do governo alemão para invadir seu país.

Para isso, fizeram a Conferencia de Berlim, reunindo os representantes das potencias européias, e foi realizada no final de setembro de 1938, no qual até Hitler e Mussolini participaram. E um dos principais participantes, que era o representante de Tchecoslováquia, foi impedido de participar da reunião. Na conferencia, apenas foi decidido e concordado por todos a anexação dos Sudetos com a Alemanha, e logo após, a Alemanha invadiu todo o pais Tcheco, o que já era visto por eles.

55 Milhões de mortos

A 2ª Guerra Mundial envolveu povos de várias regiões do planeta, embora os principais choques armados tenham sido travados na Europa, no Norte da África e no Extremo Oriente.

GUERRA NA EUROPA (1939-1941)

Essa primeira etapa da guerra caracterizou-se pela rápida ofensiva das forças nazistas. Foi a chamada guerra-relâmpago marcada pelo rápido avanço dos tanques blindados, apoiados pela aviação, sobre as linhas de defesa adversária. Em seguida vinham as tropas de ocupação, consolidando a vitoria dos alemães. Alguns países que a Alemanha conquistou foram:

• Dinamarca

• Holanda

• Bélgica

• Noruega

• França

A entrada de URSS e dos EUA

Aos poucos foram-se organizando movimentos de resistência a dominação nazista nos países europeus ocupados pelos alemães. Esses movimentos, agindo na clandestinidade, procuravam destruir instalações alemães por meio de sabotagem e guerrilhas.

No ano de 1941, ocorreu um fato significativo que mudou profundamente os rumos da Guerra: a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com