Tarefa Prevenção de Incêndios
Por: glaybsonbarros • 23/6/2023 • Trabalho acadêmico • 595 Palavras (3 Páginas) • 43 Visualizações
Olá, turma!
Como vimos no decorrer da disciplina o GLP é uma mistura de butano e propano e mercaptano que é o responsável pelo odor. O gás é envasado em botijões de 13 kg mais conhecido também como botijão de gás de cozinha.
O GLP é um gás inflamável, atóxico, porém, asfixiante (porque toma o lugar do oxigênio), é mais denso que o ar e, consequentemente, em caso de vazamentos, ocupará o ambiente dos pontos mais baixos para os mais altos, podendo penetrar em ralos, valetas, galerias, sistemas de ventilação etc.
Para que o GLP se inflame, após alguma concentração, necessitará apenas de uma centelha (faísca) que é facilmente encontrada em fontes como relês de motores de geladeiras, interruptores de luz, aparelhos elétricos etc.
Após assistirem ao vídeo “Perigos do Botijão de Gás” disponível em https://www.youtube.com/watch?v=I8kVC_4zU74, respondam às seguintes perguntas:
a) Se nos depararmos com um vazamento no interior de edificação onde o odor é sentido o que devemos fazer?
Resposta:
Se nos depararmos com um vazamento de gás no interior de edificação devemos realizar os seguintes procedimentos:
Abrir portas e janelas, arejar o ambiente; não acender luzes, não usar isqueiros, fósforos ou outra fonte de iluminação, desligar a chave geral de energia, caso ela fique do lado de fora da edificação; fechar o registro do gás; entrar em contato com a empresa distribuidora de gás e em casos mais graves, acionar o Corpo de Bombeiros.
b) Vocês na condição de especialista em incêndio como orientarão ou procederão o controle dessa ocorrência?
Resposta: A primeira providência a ser tomada é cortar o fornecimento de gás, dar início ao plano de evacuação da edificação, cortar o fornecimento de energia, isolar o local, abrir portas e janelas, entrar em contato com a empresa distribuidora de gás e o corpo de bombeiros, em caso de possíveis vítimas, se for o caso, prestar os primeiros socorros, tentar encontrar a fonte do vazamento do gás e fechar o registro, a fim de eliminar esse vazamento e as pessoas somente irão retornar para a edificação após análise do Corpo de Bombeiros.
c) Quais os cuidados e medidas preventivas que devemos tomar quando do armazenamento e manipulação de botijões GLP bem como durante o atendimento a emergências com GLP em edificações?
Resposta:
Abastecer somente com empresas credenciadas, evitar comprar de empresas clandestinas; verificar o estado do botijão ao recebê-lo; se houver dúvidas quanto ao seu peso ou qualidade, peça ao entregador para trocá-lo; o botijão não pode estar amassado, enferrujado ou apresentar qualquer outro tipo de dano; nunca colocar os botijões em locais fechados sem ventilação (armários, gabinetes, vãos de escada, porões etc.). Manter em local ventilado; não instalar o botijão próximo a ralos de escoamento de água. Por ser mais pesado que o ar, se houver vazamento poderá causar explosão; na compra do regulador de pressão e mangueira, verificar se possuem identificação do INMETRO (NBR) gravada. Não use outro tipo de material; ao sair de casa, fechar o registro de gás e nunca deixar panela no fogo aceso; não permitir que crianças tenham acesso ao fogão; não instalar cortinas ou deixar panos de prato ou outros materiais que possam pegar fogo junto ao fogão ou sobre o botijão; não tentar eliminar vazamento de maneira improvisada. Nas edificações, sempre ficar atento as condições da central de GLP; sempre acompanhar os abastecimentos da distribuidora; ficar atento as condições das canalizações e pontos de interrupção; manter a central de GLP sempre sinalizada; certificar-se que a central de GLP atende o que é exigido na NBR e NT do Corpo de Bombeiros e sempre ter em mãos os laudos dos testes de estanqueidade da rede.
...