Tcc De Diagnostico Organizacional
Dissertações: Tcc De Diagnostico Organizacional. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: andreiarondon • 7/4/2014 • 1.796 Palavras (8 Páginas) • 1.140 Visualizações
Universidade Anhanguera UNIDERP
COORDENAÇÃO DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ESTÁGIO SUPERVISIONADO/T.C.C.
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
RELATÓRIO 2 – ENTREGA NA N1 – 5º SEMESTRE
1. ELEMENTOS INTRODUTÓRIOS
1.1- Apresentação
Esse trabalho foi desenvolvido inicialmente para termos o conhecimento do
que se significa o Diagnóstico Organizacional dentro de uma empresa.
Esse diagnóstico tem como objetivo identificar a verdadeira situação da empresa em todos os setores seja ela de pequeno ou grande porte.
Nessa primeira etapa não será usado nenhuma empresa especifica, será mais o entendimento, sendo que na segunda parte entrará a empresa assim informado no relatório 1. Onde poderemos colocar em prática o que todo o conhecimento aqui adquirido.
2.0- Fundamentações Teórica
2.1 -Diagnostico Organizacional – Conceito
O conceito de Diagnóstico Organizacional é um processo de consultoria que tem como objetivo organizar as condições necessárias para o desenvolvimento e melhorias de modo que seu desempenho atinja níveis satisfatorios de eficiência e eficácia nas empresas.
Esse diagnóstico é importante para os setores onde se necessita serem solucionados os problemas encontrados, para que assim possam usar de objetivos e metas que direciona a organização. Esse conceito em Diagnostico pode e deve ser usado em qualquer tipo de empresas desde os menores até as de grandes portes.
Oliveira (2004) diz que um diagnóstico organizacional corresponde à primeira fase do processo de qualquer planejamento e procura responder à pergunta básica; ``qual é a real situação da empresa, quanto a seus aspectos internos e externos?
Conforme explica Motta (1991) ``mudança é qualquer alteração no status como alteração de estrutura, da tecnologia, ambiente físico ou das pessoas de uma organização, para sobreviver melhor no seu ambiente.
O diagnóstico ajuda a identificar os pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades da empresa.
2.2- Objetivos de um diagnosticam Organizacional
O diagnóstico Organizacional é de muita importância para a capitar informações das empresas, com o intuito de conhecer sua realidade interna e projetar o perfil dessa organização, estipulando um plano a se seguir, para que o empresário tome conhecimento de tudo. O objetivo também é descobrir a situação da empresa para indicar as soluções adequadas e de melhoria dos resultados. Assim os objetivos do diagnóstico organizacional são os seguintes:
- Descobrir fatores de eficácia da organização;
- Analisar a estrutura e identificando suas partes positivas e as negativas;
- Analisar os comportamentos num todo, na motivação, produtividade, satisfação das pessoas na organização;
- Achar a melhor alternativa para as soluções e desempenho da empresa.
O Diagnóstico Organizacional nos permite analisar as empresas nas seguintes áreas: geral, financeira, recursos humanos, produção, vendas e marketing e sistema de informações.
2.2.1 -Modalidades de Diagnósticos Organizacionais
As modalidades são: Gera, financeira, produção, marketing e vendas e sistemas de informação.
2.2.2- Diagnóstico Geral
É a modalidade mais completa e abrangente, pois examina todas as funções gerenciais e áreas da empresa. A base de análise são os números, os fatos, os dados contábeis e financeiros. O produto do diagnóstico é um relatório completo com um plano de ação, para serem resolvidas, de uma vez por todas, as questões relevantes.
2.2.3 - Diagnóstico Financeiro
É importante para o diagnóstico empresarial, porque permite ao administrador analisar a entrada e a saída de dinheiro durante um determinado período, possibilitando se necessário às ações de medidas antecipadas. A modalidade financeira é importante porque ela que mostrará o futuro da empresa.
Lawrence (2000, p.34)``pessoas em todas as áreas de responsabilidade: contabilidade, análise de sistema de informação, administração geral, marketing e produção necessitam de um atendimento básico a respeito de administração financeira. ´´
Novamente Lawrence (2000, p. 33) ´´O campo das financias é amplo e dinâmico.Ele afeta a vida das pessoas e das organozações.
A importância da gestão financeira depende também do tamanho da empresa, por exemplo, em pequenas empresas o movimento das finanças é feito pelos departamentos de contabilidade e já nas grandes empresas possui um departamento separado ligado direto ao diretor da empresa.´
2.2.4-Recursos Humanos
Esse diagnóstico procura verificar as principais funções exercidas pelo nesse setor procurando mostrar a importância desse departamento em qualquer empresa.
Segundo Chiavenato (1999, 9.8)``a (ARH) é a função na organização que está relacionada com a provisão. Treinamento, desenvolvimento motivação e manutenção dos empregados. ´´
Toledo diz (1986) ``segundo a qual Recursos Humanos seriam o ramo de especialização da ciência da Administração que desenvolve todas as ações que têm como objetivo a integração do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade".
Dessa forma, a adoção do Gerenciamento de Pessoas será o grande diferencial entre as empresas, visto que, cada vez mais, o bom atendimento aos clientes internos e externos, a racionalização dos custos, o cuidado com os bens da empresa produtos, insumos e ativos e a permanente motivação de seus Recursos Humanos serão condições básicas de sobrevivência num mercado cada vez mais competitivo e globalizado
2.2.5- Diagnóstico da Produção
A produção é uma área da administração geral, é nela que se trabalha: previsão, planejamento,
...