Tecnica Educação Fisica
Artigo: Tecnica Educação Fisica. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarciaBrt • 30/10/2013 • 669 Palavras (3 Páginas) • 452 Visualizações
Podemos definir fundamentos técnicos do futsal como gestos esportivos que são realizados com o menor gasto de energia e com a máxima precisão possível. Cabe-nos ressaltar que estes gestos podem ser treinados e aprimorados e são básicos para o bom desenvolvimento da partida de futsal.
De acordo com Andrade Junior (2009) a técnica do futsal é tudo aquilo que o atleta faz individualmente dentro da quadra de jogo. Segundo Figueira (2004) a técnica proporciona o maior nível de desempenho no praticante da modalidade de forma objetiva e econômica. Voser (2003) segue a mesma linha, ao definir a técnica como todo o gesto ou movimento realizado pelo atleta que lhe permite dar continuidade e desenvolvimento ao jogo. Ou também como uma sequência sem fim de movimentos realizados em uma partida, tendo como base os fundamentos do futsal.
Com isso, seguindo o proposto por Santini e Voser (2008) abordaremos os principais fundamentos do jogo de futsal, os quais são divididos em passe, chute, domínio, condução, drible, finta, marcação, e cabeceio.
Analise Técnicas do Futsal
Sabe-se que a técnica obedece a princípios de ordem científica com base na análise do movimento, na sua mecânica e na ação de alguns grupamentos musculares, principalmente de membros inferiores.
Se desenvolvermos um trabalho de iniciação com crianças, devemos compreender suas necessidades físicas, psíquicas e sociais, saber de seus interesses e o nível de capacidade motora em que ela se encontra. Conhecendo estes aspectos, é possível saber se essas crianças poderão ou não exercer domínio sobre as técnicas individuais que o futsal requer.
Tendo em vista as características do jogo de futsal, que indicam a necessidade de interação dos aspectos técnicos (motores) e táticos (cognitivos) do jogo, estes aqui são considerados como conteúdos técnico-táticos.
Ações motoras sem bola
Deslocamentos simples (frente e de costas) e corridas em linha reta e sinuosa.
Saltos: partindo de posição estática ou dinâmica, com queda nos dois pés ou um pé.
Deslocamentos: com parada brusca, em paralelo, diagonal, lateral, parada brusca e fugida, mudanças de direção (para paralela, para diagonal, após aproximação) e alternando profundidade e largura.
Condução
Ação de progredir com a bola pelo espaço de jogo.
Quanto à trajetória. Retilínea, sinuosa, rasteiro e em suspensão; - face interna, externa, dorso, sola do pé, coxa e cabeça.
Passe
Ação de enviar a bola para um colega.
Quanto à distância:
Curto, médio e longo.
Quanto ao espaço de jogo:
Lateral, diagonal e paralelo.
Quanto à trajetória:
Rasteiro, parabólico e meia altura.
Quanto à execução:
Face interna, externa, anterior, solado e dorso do pé, coxa, peito, cabeça e calcanhar.
Chute
Ação de golpear a bola em direção à meta/gol.
Quanto ao movimento:
Bola e executante parados ou em movimento.
Quanto ao tipo:
Simples, bate pronto, bico, vôlei, bicicleta.
Quanto à trajetória: Rasteiro, alto e meia altura.
Drible
Ação de superar
...