Tecnicas De Administração De Pessoal
Projeto de pesquisa: Tecnicas De Administração De Pessoal. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: sniffe • 5/6/2014 • Projeto de pesquisa • 1.698 Palavras (7 Páginas) • 154 Visualizações
Plano de Trabalho para Departamento de Pessoal
À importância do profissional de RH e da área de Administração de Pessoal
Os profissionais que forem atuar em organizações especialmente os gestores, precisam compreender o processo de mudança para que tenham sucesso na organização. Com o aumento das demandas no mercado de trabalho, consequentemente aumenta a competitividade entre as organizações e requerem investimentos nas novas tecnologias e pessoas capacitadas, os sistemas de hoje afetam diretamente o modo pelo qual os administradores decidem, planejam e gerenciam seus subordinados. Plano de Recurso Humano, aqui deve ser apresentado os planos de desenvolvimento e treinamento de pessoal da empresa. Essas informações estão diretamente relacionadas com capacidade de crescimento da empresa, especialmente quando esta atua em um mercado onde detenção de tecnologia é considerada um fator estratégico de competitividade. As organizações modernas também buscam processos que garantam custos reduzidos sem desperdício, produtos feitos com qualidade, bem como menos tempo de produção sendo possível com uma boa organização e funcionários satisfeitos.
Desenvolvimento
As principais atividades da Administração de Pessoal, desde a contratação (admissão) até o desligamento (rescisão/encerramento do contrato).
Recrutamento
Tudo se inicia através do recrutamento o RH atrai esses candidatos por meio de técnicas como anúncio em jornais e revistas; outra opção são as agências de recrutamento, estas já possuem um banco de dados que facilitam para as empresas, essas agências não são todas iguais há aquelas que operam pelo governo no nível federal, estadual ou municipal, as agências associadas com organização não lucrativas e agência particulares ou privadas de recrutamento. Para recrutar candidatos o RH pode optar pelo processo de recrutamento interno ou externo, isso varia muito das necessidades de cada organização, no recrutamento são favorecidos os atuais colaboradores, pessoas que fazem parte organização, ou opção de promovê-lo, muitos colaboradores se dedicam ao máximo para isto que para muito e uma maneira de elevar o salário automaticamente e reconhecimento pelo seu serviço prestado, já no recrutamento externo o foco são os candidatos que estão no mercado de trabalho. Porém para que as organizações, agências, saibam desses candidatos é necessário preencher uma proposta de emprego ou no vocabulário mais conhecido apresentar um curriculum vitae ou apenas currículo.
Contrato de Trabalho
A Consolidação das leis trabalhista – CLT – estabelece em seu artigo 442 que o contrato de trabalho corresponde ao ajuste de vontades, ou seja, um acordo celebrado entre empregado e empregador. A lei estabelece claramente esta distinção que se considera empregado toda pessoa física que presta serviço habitualmente a empregador, sob a dependência deste e mediante salário.
Processo de Admissão
O processo de admissão de empregados em uma empresa é revestido de uma série de formalidades caracterizada pela exigência de diversos documentos não só por exigência legal, mas também como forma de garantir direitos dos empregados e dos empregadores.
E todos os documentos, com fotocopias de RG, CPF, TITULO DE ELEITOR, COMPROVANTE DE ENDEREÇO e entregar ao Departamento De Pessoal para que possa registrar o funcionário no livro de funcionários, e cadastrar nos órgãos competentes, e observar ainda o correto preenchimento de outros quais sejam:
Carteira de Trabalho e previdência social (CTPS)
Registro de empregados: Esse deve obrigatoriamente, contem as seguintes informações:
Identificação do empregado, com número de série da CTPS.
Data de admissão e demissão.
Remuneração e forma de pagamento.
Local e horário de trabalho.
Concessão de Férias.
Identificação da conta vinculada do FGTS e da conta do PIS/PASEP
Acidente do trabalho e doença profissional, quando tiverem ocorrido, e contribuição sindical.
Atestado de saúde ocupacional – ASO.
Termo de responsabilidade e ficha de salário-família.
Declaração de dependentes para fins do Imposto de Renda.
Acordo para prorrogação de horas de trabalho.
Acordo para compensação de horas de trabalho.
Termo de opção de vale-transporte.
Salário, Remuneração e Adicionais.
O valor a ser fixado no ato da contratação devera ser observado pelo departamento de pessoal sempre respeitando os patamares mínimos definidos pela Constituição Federal de1988 e as convenções e acordos sindicais. A remuneração, por sua vez, representa a contrata prestação do serviço prestado pelo empregado, além do salário fixo contratual. Adicionais, também incorporam no salário do empregado adicional que mesmo receber por força da convenção coletiva, tais como: adicional de produção, gratificação por função, adicional por assiduidade, anuênio, biênio, triênio, quinquênio, etc. Já outros adicionais, têm suas regras definidas em Lei, como é o caso do adicional de periculosidade, insalubridade e transferência.
Jornada de Pagamento
A jornada diária de trabalho pode ser conceituada como o período em que o empregado fica á disposição do empregador, trabalhando ou aguardando ordens. Vale ressaltar que em casos excepcionais em que a atividade exija contato ininterrupto com máquinas, a legislação determina jornada diferenciada (digitadores, telefonistas, etc.), pois levam em consideração as características físicas e psicológicas do trabalhador.
Folha de Pagamento
A folha de pagamento consiste no processamento final das informações sobre remuneração do trabalhador, ou seja, a contabilização dos proventos ou vencimentos brutos que o trabalhador
...