Tecnicas de negociação
Por: medeiros.verde • 12/10/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 852 Palavras (4 Páginas) • 169 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (CEAD)
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Pólo São Caetano do Sul - SP
DISCIPLINA – TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
DESAFIO PROFISSIONAL
Turma – 1º Semestre
São Caetano do Sul - SP
Maio / 2015
Planejamento e apresentação de uma proposta de negociação sistêmica.
DESAFIO PROFISSIONAL
Turma – 1º Semestre
Relatório apresentado como atividade avaliativa da disciplina de Contabilidade de Custos do Curso de CIÊNCIAS CONTABEIS do Centro de Educação à Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP, sob a orientação da professora Msc. Mônica Satolani e professora-tutora virtual Anália Pereira Barbosa Jubanski.
Claudia Cristina Nicodemo Medeiros – RA 5546935378
São Caetano do Sul - SP
Maio/ 2015
SUMÁRIO
ETAPA 1 – Mapeamento do perfil dos negociadores 4
ETAPA 2 – Habilidades dos negociadores 4
ETAPA 3 - Análise e Planejamento daNegociação....................................................................5
ETAPA 4 – Cultura e clima organizacional 6
ETAPA 5 – Feedback 6
ETAPA 6 - Relatório Final .........................6
Fontes bibliográficos: 8
ETAPA 1 – Mapeamento do perfil dos negociadores
A Gravadora conceituada no mercado fonográfico, após pesquisa de mercado e localização, decidiu mudar suas instalações para uma cidade em expansão no interior de São Paulo, em um bairro novo e residencial a margem de uma rodovia Estadual.
O projeto foi aprovado, porém a associação de moradores do local entrou com um pedido de embargo, devido a fatores negativos que a instalação da gravadora traria aos moradores locais.
A Prefeitura da cidade entrou em contato solicitando uma negociação para este impasse.
Representando a gravadora, esta o Sr. Jorge Andrade, que é um experiente negociador, criativo e motivado, buscando sempre o bem comum.
Nosso objetivo é trazer benefícios e crescimento para todos os envolvidos, sendo referência, trazendo renda para o município, além da melhoria na infraestrutura do bairro.
Do outro lado da negociação está a Associação de moradores, que temem a perturbação do silêncio, insegurança e congestionamentos.
O negociador nomeado pelos moradores é o Sr. Carlos Henrique, administrador, acredita que o bairro não precisa desse tipo de progresso, porque a maioria dos moradores é da 3ª idade.
ETAPA 2 – Habilidade essencial dos negociadores
Segundo o modelo de personalidade Jung, podemos supor o estilo de cada um dos negociadores e suas características.
O Sr. Jorge Andrade tem 02 estilos predominantes: um Estilo Confrontador, que combina o impulso para a confiança (inclui os outros como parceiros) e o impulso para o controle (governa e controla os outros) levando a um acordo sólido, e o Estilo Amigável, pensando em benefício para todos.
Supomos que o negociador da Associação, Sr. Carlos Henrique, tem um estilo Restritivo: impulso para o controle e desconsideração e também o Estilo Ardiloso.
Não tem qualquer interesse na negociação “ganha-ganha”.
ETAPA 3 – Análise e Planejamento da negociação
A nossa proposta será toda baseada na negociação amigável, apresentando alternativas e propostas concretas, evitando sempre o confronto, mas dividindo as responsabilidades.
Analisamos as objeções da Associação e o perfil do negociar, e estruturamos as propostas iniciais objetivando a minimização dos impactos no bairro, na busca de benefício coletivo.
Para
...