Tecnicas em negociaçao
Por: corsa1234 • 26/8/2015 • Trabalho acadêmico • 9.158 Palavras (37 Páginas) • 161 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA SANTO ANDRÉ
TECNOLOGIA EM LOGÍSTICA
ATPS
TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
Santo André
Junho 2014.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
2 NEGOCIAÇÕES
2.1 Negociação em família
2.2 Negociação com amigo
2.3 Negociação Pessoal
3 QUESTIONÁRIO 1
4 CONCEITOS DE NEGOCIAÇÃO
5 RESUMO
6 QUESTIONÁRIO 2
7 TABELAS DE NEGOCIAÇÃO
7.2 Técnicas de Negociação - ATPS-Etapa 2-Tabela 1 - Autor do Livro
7.2 Técnicas de Negociação-ATPS-Etapa 2-Tabela 2 Caso Real
1 INTRODUÇÃO
Negociação, podemos disser que faz parte da nossa vida desde quando estamos no ventre de nossas mães. Basta ver nos dias de hoje quando nos casamos e a mulher fica gravida a partir dai começa todo o processo de comprar os pertences da criança à data para que essa criança chegue, e etc... e quando falamos de negociações em família em modo geral é bem complicado porque cada um tem a sua opinião formada sobre o assunto mas na maioria das vezes sempre acaba dando certo, porem em alguns casos à falta de proximidade pode dificultar tal negociação, e sempre existe os que preferem tomar decisões sobre determinados assuntos e depois comunicar para ver qual será a opinião dos receptores.
Também existem as negociações entre amigos, as negociações para realizar uma compra, para fazer uma viagem, por fim nossa vida é composta por negociações diárias e a seguir você vera negociações reais que após constantes conversas chegaram a um bom resultado para ambas as partes. E seja qual for à negociação, temos que ter um planejamento sólido, ou seja, saber onde queremos chegar, e principalmente saber ouvir todas as partes envolvidas para que se chegue a uma negociação sólida e concreta, onde os dois lados saíam vencedores.
2 NEGOCIAÇÕES
2.1 Negociação em família
À aproximadamente três anos atrás meu filho que na época estava com 13 anos, me abordou dizendo que queria ganhar um vídeo game novo porque o dele já era uma geração mais antiga e ele queria um mais moderno, só que havia dois problemas na época, o vídeo game que ele queria custava 1.500 reais e eu havia me planejado para compra de um carro novo, somando com a dívida da casa as duas nos deixava na condição de cautela na hora de realizar uma compra nesse valor.
Apesar de a condição financeira estar comprometida havia outro agravante que todo pai que passa o dia trabalhando não observa, as notas escolares iam de mal a pior e o comportamento dentro de casa estava péssimo, respondia sua mãe e não dava o mínimo de valor nas coisas que já havia conquistado e tive que agir e sem pensar tomei uma decisão, o chamei para conversar e lhe fiz a seguinte proposta, que se no decorrer do ano melhorasse suas notas escolares e seu comportamento dentro de casa que realizaria o seu desejo de ter um vídeo game novo o mais moderno top de linha, então ele ficou em silencio cabisbaixo pensativo e com muita tristeza no olhar pois todos os amigos já tinham o tal vídeo game e só ele ainda não.
Alguns dias se passaram e quando ele viu o problema de ter que melhorar suas notas escolares ai o negócio ficou feio a mãe dele veio até mim e me disse estar preocupada porque ele havia mudado completamente, vivia triste não a respondia mais quando chamado à atenção e na escola ela foi chamada porque o comportamento em sala de aula ia de mal a pior seu rendimento escolar havia caído ainda mais no ultimo mês e que se continuasse assim não recuperaria mais o ano letivo, e o que estava mais estranho era que ele já não conversava mais com seus amigos como de costume e ela achava necessário eu entrar em ação e chama-lo para conversar novamente, e foi o que fiz.
Sentamos nós dois frente a frente e lhe expliquei o seguinte. Para fazermos tais aquisições na vida temos que nos planejar. Dinheiro não da em arvore e a melhor forma de conquistarmos o que queremos é com empenho, trabalho e muita dedicação, e acima de tudo temos que saber negociar dar para receber. Então ele começou a chorar e disse que entendia que naquele momento ele não merecia e que a partir daquele instante ele mudaria me traria orgulho iria mudar o seu modo de ver as coisas, que se empenharia o máximo para melhorar suas notas escolares que mudaria sua vida daquele dia em diante. E quando eu achasse que ele fosse merecedor que eu o recompensasse com o que eu pudesse dar, mais acima de tudo que eu não ficasse mais triste com ele e que o maior presente da vida dele seria o meu orgulho de telo como filho.
Pois bem um ano depois meu filho havia mudado completamente o jeito de ver as coisas, aprendeu a dar valor a aquilo que ele tinha e principalmente que sempre é necessário se planejar, negociar seja na vida pessoal ou profissional porque a realidade nos mostra que com respeito nas negociações da vida teremos inúmeras vantagens e a maior delas tem a ver com o que se está buscando.
Hoje ele tem o seu vídeo game tão sonhado, um computador só dele aprendeu a dar valor as suas coisas, sabe barganhar quando quer algo e permite que todos ao seu redor alcancem resultados satisfatórios.
2.2 Negociação com amigo
Venda de automóvel
A nove anos atrás um amigo meu estava vendendo um carro de ano 1997 que me chamava muita à atenção pelo bom estado de conservação, esse carro na época estava avaliado em 10.000 reais e nessa mesma ocasião eu havia acabado de me casar e estava em um novo emprego a apenas 3 meses e não tinha esse dinheiro. Então decidi ficar quieto e não me pronunciar com relação ao interesse pelo automóvel, mas passado alguns dias comentei com meu irmão que eu tinha gostado muito do carro e meu irmão que também é amigo dele me falou que eu deveria ligar para ele e lhe falar que havia gostado do carro para ver no que ia dar, mais não tive coragem e após alguns dias nos encontramos para tomar umas cervejas e conversar, ai conversa vai conversa vem meu irmão tocou no assunto do carro e ele falou que estava difícil de vender então meu irmão lhe falou do meu interesse e ele ficou surpreso de eu não ter comentado nada com ele, então lhe contei que gostava do carro porem não tinha aquele dinheiro no momento e que para eu levantar aquele valor naquela ocasião seria praticamente impossível.
...