Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal
Por: alessandraativa • 13/5/2015 • Relatório de pesquisa • 1.807 Palavras (8 Páginas) • 571 Visualizações
As pessoas estão ficando cada vez mais conscientes de buscar terapias e tratamentos alternativos que possam aliviar as tensões do dia a dia, mantendo o corpo, a mente e a alma em equilíbrio.
O presente trabalho trata-se de um estudo teórico sobre o estresse nos salões de beleza, clínicas de estética e spas. Buscamos apresentar que através de uma analise realizada por um profissional da área, com produtos e tratamentos escolhidos de acordo com a necessidade de cada cliente, pode-se sim ter uma melhora significativa no alívio do estresse causado pela tensão do dia a dia.
Podemos ver nos dias atuais inúmeras pessoas que dizem "estar com estresse", por suas rotinas estarem sobrecarregadas, mas muitas vezes não passa de um cansaço. Diante desse quadro vamos tentar esclarecer um pouco o que de fato é o estresse e indicar algumas ações que possam auxiliar no tratamento do estresse.
DESENVOLVIMENTO
Estresse ou stresse pode ser definido como (a) a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e (b) o desgaste físico e mental causado por esse processo. (WIKIPEDIA.org)
A palavra estresse tem sua origem no latim e significa aflição e adversidade. Pode ser causado por depressão ou pela ansiedade, por qualquer situação que cause irritação, frustração ou nervosismo.
Um dos primeiros pesquisadores a estudar mais a fundo o estresse foi o canadense Hans Selye: "no ano de 1936, ele introduziu o termo estresse na área da saúde como uma resposta geral e inespecífica do organismo frente a um agente estressor ou a uma situação estressante". (DOI, 2012, p. 45).
No decorrer dos anos esse termo foi utilizado tanto para designar esta resposta do organismo como para delinear a situação que desencadeia os seus efeitos.
Em 1992 o estresse foi indicado como o “mal do século”, sendo classificado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como uma doença associada a resultados desastrosos, com várias alterações no organismo, desequilibrando o sistema mente e corpo.
O estresse passou a ser responsável por quase todos os males que nos afligem atualmente, principalmente em decorrência da vida moderna. Diante disso, não é de se espantar que tenha havido um crescimento de terapêuticas e de programas voltados para o controle do estresse. Muitos desses programas carecem de um embasamento teórico mais aprofundado, enquanto outros são desenvolvidos por profissionais sérios e competentes. Além do interesse científico, também cresceu o interesse econômico em torno do estresse, que também pode ser observado na área da estética.
Pode ser dividido em:
Eustresse: É resposta positiva do individuo ao estresse, quando o esforço de adaptação torna uma sensação de realização pessoal, bem-estar e também satisfação das necessidades. Neste caso tem-se predomínio da emoção, da alegria, tem também um aumento na capacidade de concentração, neste caso tem se um sentimento de prazer e confiança.um sentimento de prazer e confiança.
Distresse: É a reposta negativa do individuo ao estresse, quando não temos resultados satisfatórios a uma realização pessoal ou até mesmo perante a um esforço realizado para a adaptação. Neste caso temos o predomínio das emoções do medo, da tristeza, da raiva, a concentração é diminuída, o desprazer e a insegurança aumentam a probabilidade de acidentes.
Dois tipos de estresse
Fonte: http://educacaofisicaesuaimportancia.blogspot.com.br/2012_11_01_archive.html
Os sintomas do estresse são indefinidos e ao mesmo tempo abrangentes, físicos e psicológicos, podem ir desde uma dor de cabeça, dificuldade de concentração, distúrbios de sono, irritabilidade, cansaço, dificuldade de concentração, perda da libido, dificuldades respiratórias, problemas digestivos, pressão alta, problemas cardíacos e até mesmo distúrbios psíquicos como síndrome do pânico.
Segundo especialistas, existem alguns hábitos que contribuem na melhora dos sintomas do estresse, entre eles estão uma dieta balanceada e saudável, exercícios físicos e massagens relaxantes.
Os tratamentos indicados são convencionais e não convencionais.
Convencionais: remédio (indicado por um especialista), alimentação balanceada e atividade física.
Não convencionais: tratamentos alternativos que se destacam pelo fato de não usarem remédios. Entre os tratamentos alternativos podemos citar: Fitoterapia - tratamento feito à base de plantas e produtos naturais; Acupuntura - consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos ao longo do corpo; Reiki- técnica japonesa de energização das mãos, com objetivo do reequilíbrio energético do corpo; Aromaterapia - usa o cheiro como base, para restabelecer a saúde; Cromoterapia – o uso das cores para promover, em seus pacientes, o bem estar físico e mental e as Massagens terapêuticas, que tem por objetivo a estimulação da circulação sanguínea, alivio de tensões musculares, dores, ajudando ao bem estar do paciente.
“Terapias corporais e massagens, de modo geral, podem aliviar a congestão, ajudando o corpo a se livrar do estresse, e promovem equilíbrio e relaxamento” (MOREN, 2009, p. 111)
As massagens relaxantes são utilizadas para diminuir os efeitos do corre-corre, do estresse e manter a saúde física e mental em equilíbrio. Citaremos de acordo com o site médico, 6 tipos de massagens:
Shiatsu- Técnica oriental milenar que utiliza os dedos e a palma das mãos para fazer pressão sobre a pele, atingindo os pontos trabalhados na acupuntura. Mais do que uma massagem, o shiatsu faz parte da medicina chinesa e tem como benefícios relaxamento, energização, liberação dos pontos de tensão muscular e melhora da função dos órgãos internos, aliviando o estresse e promovendo o reequilíbrio energético de todos os sistemas corporais, incluindo aquele responsável pelas emoções.
Reflexologia - É um sistema terapêutico de estimulação dos pontos (nos pés e região) através da pressão, fricções e massagens. Essa técnica baseia-se no princípio de que todos os órgãos, sistemas, músculos e glândulas têm "terminais" no pé. Sua estimulação facilita a circulação sanguínea, oxigena o organismo, elimina bloqueios responsáveis por distúrbios de determinado órgão e promove um reequilíbrio.
Massagem clássica terapêutica - Trata-se de uma massagem
...