Tecnologia em processos de gestão
Projeto de pesquisa: Tecnologia em processos de gestão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jaquesylwa • 26/9/2014 • Projeto de pesquisa • 709 Palavras (3 Páginas) • 307 Visualizações
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA
Contabilidade
Leandro Odair da Silva
Josué Campos
Professor – Saulo Alves
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnologia em Processos Gerenciais (EMD – 0345)
15/09/2014.
1 Contabilidade
A gestão de empresas é um processo complexo e amplo, que necessita de uma adequada estrutura de informações, onde a contabilidade é uma das principais.
A contabilidade é indispensável na gestão de negócios. De longa data, contadores, administradores e responsáveis pela gestão de empresas se convenceram que amplitude das informações contábeis vai além do simples cálculo de impostos e atendimento de legislações comerciais, previdenciárias e legais.
A contabilidade tem como objeto de estudo o patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações, tanto no aspecto quantitativo quanto no qualitativo, registrando os fatos e atos de natureza econômico-financeira que o afetam e estudando suas consequências na dinâmica financeira.
Existe ainda uma dificuldade em classificar a contabilidade. Apesar de no geral ser considerada uma ciência social, assim como economia e administração, algumas vezes ela é chamada técnica ou arte.
Independente da classificação, é esta técnica, arte ou ciência que adquire cada vez maior importância, dado o crescimento das corporações, entidades e empresas, que exige grande eficácia dos profissionais da contabilidade, para que sejam capazes de trabalhar a infinita gama de informações que são necessárias ao estudo e controle do patrimônio.
De acordo com Marion (2008), “A Contabilidade é o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora da empresa”.
Podemos dividir a contabilidade em Contabilidade Financeira e Contabilidade Empresarial.
Segundo Horngren, Sundem e Stratton (2004, p.4) a “contabilidade financeira refere-se à informação contábil desenvolvida para usuários externos, como acionistas, fornecedores, bancos e agencias regulatórias governamentais.”
Diferente da contabilidade financeira, a contabilidade gerencial está vinculada à administração, pois é o gestor que dita o modelo mais útil a ser adotado na empresa.
Parisi e Megliorini (2011, p.9) comentam:
A contabilidade gerencial tem uma importante contribuição para o processo decisório, uma vez que as decisões, na maioria das vezes, contemplam julgamentos e recomendações por ela oferecidos. Neste contexto, a contabilidade gerencial atende as necessidades dos administradores no que concerne ao uso de informações contábeis para o planejamento e ações relacionadas à alocação de recursos, identificação de processos ineficientes, identificação da combinação ideal de produtos e serviços, avaliação de desempenho de unidades etc., alinhadas com a política e os objetivos da organização.
Diante disso, percebemos que a Contabilidade tem o poder de auxiliar a gestão na tomada de decisão, coletando e registrando os dados econômicos.
2 OBJETIVOS
Aprofundar nossos conhecimentos em relação a Contabilidade.
Mostrar
...