Tendencia Anos 60
Trabalho Escolar: Tendencia Anos 60. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mayara_002461 • 27/10/2014 • 485 Palavras (2 Páginas) • 473 Visualizações
O grande auge da moda nos anos 60 foi, com toda certeza foi a minissaia. A inglesa Mary Quant e o francês André Courrèges foram os inventores dessa moda. Mas da forma mais modesta eles dizem que "A ideia da minissaia não eram deles, foram os consumidores que inventaram". Foi nessa época que a moda começou a ter grande influencia nas ruas e criações dos estilistas, até mesmo as invenções de Yves Saint Laurent com estilo safári, foram atualizações das tendências que já eram usadas nas ruas de Londres ou Paris. O sucesso de Mary e André foi tão grande que criou novas possibilidades para outros jovens estilistas que tinham seu próprio estilo, variando do psicodélico, geométrico e românticos.
Na metade dos anos 60 o francês revolucionou a moda com as roupas de linhas retas, minissaias, botas brancas e sua visão de futuro, com roupas espaciais, metálicas e fluorescentes. Na mesma época, Saint Laurent inovou com os famosos vestidos tubinhos que foram inspirados nos quadros neoplasticistas com suas estampas psicodélicas. Outro revolucionário da moda foi Paco Rabanne, que usou alumínio como matéria-prima.
Os tecidos eram muito variados, tanto nas estampas quanto nas fibras. Foi a partir dessa época que as fibras sintéticas ficaram conhecidas no mercado. A moda passou a ser sensual, geométrica, de linhas retas e com pouco pano. Os maiôs também entraram nessa e viraram biquínis foi uma revolução tão grande que as mudanças chegaram até as lingeries, com o uso da calcinha e da meia-calça, que eram super confortáveis e transmitiam segurança, as meias de nylon e a malha estavam entre as exigências dos jovens da época pelo pratico, confortável e despojado, entre os acessórios surgiram os óculos grandes e chamativos.
A moda entre homens e mulheres ganhou força com os jeans e as camisas sem gola, pela primeira vez na história as mulheres começaram a ousar e se vestir com roupas aparentemente masculinas um bom exemplo disso foram os smokings para mulheres que foi lançado por Yves Saint Laurent no meio da década de 60.
Com o passar do tempo à alta-costura foi perdendo espaço e o numero de profissionais da área foi diminuindo, visando mudar isso, Saint Laurent veio com mais uma nova criação e inaugurou uma nova estrutura com as butiques de prêt-à-porter de luxo, que começou a crescer mundialmente através das franquias.
Isso inspirou a necessidade criativa de sempre mostrar algo novo.
Os anos 60 serão sempre lembrados pelo estilo corpos magros, com cabelos curtos e cílios inferiores pintados com delineador. A maquiagem era indispensável e foi criada em especial para o público jovem. O lema era ‘‘olho tudo boca nada’’. Os olhos eram o foco, sempre marcados, os batons eram claros cor de pele.
O estilo da "swinging London" foi de grande marco pro final da década com um ar romântico retrô, integrado com o estilo camponês que era bastante florido e ingênuo, estavam ligados ao início do fenômeno hippie
...