Teoria Adm
Artigos Científicos: Teoria Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lgomes88 • 12/10/2013 • 281 Palavras (2 Páginas) • 780 Visualizações
A Teoria das Relações Humanas se consolidou a partir de 1932, onde pode-se considerar que era todo e qualquer trabalhador das organizações exerce influencia no comportamento organizacional e, por consequência, influencia a qualidade do processo decisório e, portanto, o nível de produtividade das organizações.
As principais contribuições da Teoria das Relações Humanas à TGA se concentram no esforço pioneiro rumo à humanização das empresas: a ênfase na organização informal, nos grupos sociais, nas comunicações, motivação, liderança, nas abordagens participativas e, sobretudo, na preocupação com a satisfação no trabalho.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início do século XX, quando, após o advento e consequências da Revolução Industrial, era necessário começar a se produzir em larga escala, principalmente nos países onde a produção de bens era um fato concreto e existia a urgência em organizar e controlar tal produção. A TGA trata do estudo da administração das organizações em geral e das empresas em particular. Começou com uma teoria preocupada com alguns poucos aspectos e variáveis situados dentro da organização e focando exclusivamente os problemas mais imediatos e concretos do ponto de vista de sua aplicação. Aos poucos foi expandindo e ampliando seu objeto de estudo.
A Administração passou a ser vista como de fundamental importância para a vida e para as organizações contemporâneas, considerando-se que a sociedade em que se vive é totalmente organizacional. A Tecnologia da Informação passou a ter domínio, produzindo grandes avanços tecnológicos e as organizações adotaram rapidamente essas
técnicas, modernizando suas estruturas.
Estes avanços e o desenvolvimento do conhecimento humano, por si mesmos, não produzirão efeitos, se a qualidade da administração a ser usada nos grupos organizacionais não permitir uma boa aplicação dos recursos disponíveis, humanos e materiais.
...