Teoria Da ADM
Pesquisas Acadêmicas: Teoria Da ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucasBap • 16/10/2014 • 293 Palavras (2 Páginas) • 372 Visualizações
Teoria da Hierarquia das Necessidades Um dos principais teóricos da motivação é o psicólogo Abraham Maslow, responsável pela teoria da hierarquia das necessidades, que oferece a primeira explicação a respeito das necessidades internas e seu papel na motivação. De acordo com essa teoria, o comportamento individual é motivado por estímulos internos, que ele chama necessidades, que são estados de carência ou privação.
Teoria ERC Outro psicólogo, Clayton Alderfer, modificou ligeiramente a teoria motivacional de Maslow, buscando sua validação empírica. O autor também concordava que as pessoas se motivavam de acordo com uma hierarquia de necessidades e se movimentavam para cima ao longo da hierarquia. Alderfer propôs três categorias de necessidades:
- Necessidades existenciais: estão relacionadas com o bem-estar físico e correspondem aos níveis baixos da hierarquia de Maslow.
- Necessidades relacionais: correspondem a relações interpessoais satisfatórios.
- Necessidades de crescimento: referem-se ao desenvolvimento do potencial individual, crescimento pessoal e melhoria da competência.
Alderfer sofisticou a teoria de Maslow ao enfatizar que, quando as necessidades de níveis hierárquicos mais altos são frustradas, as necessidades inferiores retornam, mesmo que tenham sido satisfeitas anteriormente, definindo o princípio de frustração - regressão.
Teoria dos Dois Fatores Frederick Herzberg foi responsável por desenvolver, ainda na década de 1950, outra influente teoria motivacional, conhecida como a teoria dos dois fatores da motivação. Com base em ampla pesquisa de campo, o autor observou que os fatores responsáveis pela motivação eram substancialmente diferentes daqueles que determinavam a insatisfação e a desmotivação no trabalho.
Teoria das Três Necessidades Uma teoria mais contemporânea de conteúdo é a das três necessidades, desenvolvida por David McClelland. O autor baseou-se no modelo de John Atkinson, que relaciona o comportamento a três impulsos básicos:
- Necessidades de realização: relativas ao desejo de alcançar metas difíceis, realizar tarefas desafiadoras e complexas e superar os outros.
...