Teoria Da Adm
Trabalho Universitário: Teoria Da Adm. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelasemensato • 1/4/2014 • 1.515 Palavras (7 Páginas) • 174 Visualizações
Teoria Comportamental
Tem como foco a abordagem comportamental dentro das organizações, e discorda das maiorias das teorias anteriores já existentes onde o foco não era as pessoas e sim a empresa. A ênfase é nas pessoas como um todo em um ambiente mais amplo onde se visa à motivação e identificação de quais são as necessidades das pessoas para ai sim conseguir entender o que leva a uma motivação ao entusiasmo e assim melhorar a qualidade de vida nas organizações.
As pessoas têm suas necessidades em uma escala de prioridade onde assim que mais aparente é suprida as demais tomam a frente dando foco em seus outros objetivos. As necessidades são;
• Fisiológicas,
• Segurança,
• Sociais,
• Estima
• Auto-realização
Para cada individua a escala acima tem uma diferença em prioridade então com isso temos que estudar o comportamento através da teoria comportamental onde vamos descobrir as necessidades primordiais de cada um, assim pode ser traçado uma estratégia.
Através da teoria comportamental é possível focar no estilo que a organização ira adotar, onde mais uma vez será influenciada pelo líder que ali vai estar, pois depende da visão do líder sobre o comportamento humano para que esse fluxo ou essa linha permaneça a mesma dentro da organização. Esta percepção do líder destro da organização constrói toda uma linhagem de como trabalhar, como será feito o planejamento, como as atividades executadas pelas pessoas serão controladas, pois cada teoria visa uma forma do comportamento seja implantado na empresa.
Teoria organizacional
Tem como foco a mudança das pessoas e a qualidade de suas relações de trabalho, trabalha-se o ambiente da organização como um todo, onde faz assim necessárias as mudanças e que possam ocorrer para todas as pessoas e não em partes isoladas, pois o conjunto pode se trabalhar com eficiência problemas e trabalhar melhor as oportunidades de solução que vêem a acontecer.
Desenvolvimento organizacional é uma nova reestruturação melhorada da teoria comportamental que ficou como uma alternativa de melhoria dentro das organizações, assim ficou um dos focos a melhoria das habilidades comportamentais das pessoas e ampliando o relacionamento interpessoal, grupal, intergrupal.
Teoria dos Sistemas
A Teoria dos Sistemas surgiu por volta de 1960, através dos pensamentos do biólogo Ludwin von Bertalanffy que baseou seus estudos em uma visão de reducionismo científico diferente.
Sistema basicamente é um conjunto de elementos interligados e interdependente, que trabalham em prol de um objetivo comum.
A ciência do século XX tinha como padrão a mecânica clássica como modelo do pensamento científico. Isso nos leva a entender as coisas como mecanismos e sistemas fechados. A ciência atual tem como modelo o organismo vivo, o que nos sugere sistemas abertos.
Os pensamentos sistêmicos são muito importantes, pois envolvem vários tópicos diferentes, tais como:
-As transformações físicas necessárias para a fabricação dos produtos e prestação dos serviços;
-Comunicação entre os gerentes e colaboradores para desenvolver, produzir e entregar o produto ou serviço que consiga superar as necessidades dos clientes;
-O envolvimento das pessoas pois estão num processo cooperativo;
-Desenvolver de competências, habilidades e conhecimentos, para que os trabalhos possam ser eficazes e eficientes;
Esses pensamentos dão a noção de um Sistema Aberto, ou seja, pessoas se comunicando, interagindo, dessa forma podendo ser influenciada pelo ambiente em que se encontra, e essa influencia pode ser negativa ou positiva, sendo assim esse sistema fica mais dinâmico.
Já o Sistema Fechado é aquele que não interage com o ambiente em que se encontra, tornando-se assim mais estático.
Segundo a teoria de sistemas, ao invés de se reduzir uma unidade, um carro, por exemplo, para o estudo individual das propriedades de suas peças e mecanismos, se deve focalizar no arranjo do todo, ou seja, nas relações entre as partes que se interconectam e interagem organicamente.
Uma idéia importante da análise sistêmica é a definição da organização como um sistema aberto composto de elementos interdependentes, com capacidades de se modificar e modificar sua estrutura (morfogênese), encontrar e superar distúrbios, perturbações externas (resiliência), tendo a tendência a alcançar um estado firme, ou seja, manter seu equilíbrio externo (homeostase).
Tecnologia da informação
No início, os computadores eram tidos apenas como "máquinas gigantes" que tornavam possível a automatização de determinadas tarefas em instituições de ensino/pesquisa, grandes empresas e nos meios governamentais. Com o avanço tecnológico, tais máquinas começaram a perder espaço para equipamentos cada vez menores, mais poderosos e mais confiáveis. Como se não bastasse, a evolução das telecomunicações permitiu que, aos poucos, os computadores passassem a se comunicar, mesmo estando em lugares muito distantes geograficamente.
Mas perceba que, desde as máquinas mais remotas e modestas até os computadores mais recentes e avançados, o trabalho com a informação sempre foi o centro de tudo. É por isso que a expressão Tecnologia da Informação (TI) é tão popular. Mas o que vem a ser isso? Antes de tudo, a informação.
A informação é um patrimônio, é algo que possui valor. Quando digital, não se trata apenas de um monte de bytes aglomerados, mas sim de um conjunto de dados classificados e organizados de forma que uma pessoa, uma instituição de ensino, uma empresa ou qualquer outra entidade possa utilizar em prol de algum objetivo.
A informação é tão importante que pode inclusive determinar a sobrevivência ou a descontinuidade das atividades de um negócio, por exemplo. E não é difícil entender o porquê. Basta imaginar o que aconteceria se uma instituição financeira perdesse todas as informações de seus clientes ou que uma pessoa poderia ficar rica da noite para o dia porque conseguiu descobrir uma informação valiosa analisando um grande volume de dados.
É por tamanha importância que, apesar de possível, muito dificilmente
...