Teoria Da Contingencia
Casos: Teoria Da Contingencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raisakalina • 4/12/2014 • 612 Palavras (3 Páginas) • 376 Visualizações
Teoria da Contingência
A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional.
1. Origem da Teoria Contingencial
• A teoria da contingência surgiu a partir das diversas pesquisas que foram efetuadas, tendo estas como objetivo principal perceber se as organizações seguiam um modelo de teoria clássico ;
• O que se pode verificar é que não existia uma única forma de gestão adequada, mas sim múltiplas formas adequadas de se gerir.
Nova concepção organizacional , na qual a sua estrutura e o seu funcionamento são dependentes do ambiente que as rodeia, isto é, de contingências externas. Ora, são essas mesmas contingências que podem ser consideradas, tanto benéficas como entraves que influenciam a estrutura e o funcionamento das organizações.
2. Ambiente
Ambiente é tudo aquilo que envolve externamente uma organização (ou um sistema). É o contexto dentro do qual uma organização está inserida. Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com seu ambiente. Isto faz com que tudo o que ocorre externamente no ambiente passe a influenciar internamente o que ocorre na organização.
Como o ambiente é vasto, complexo, envolvendo tudo o mais ao redor da organização, ele pode ser analisado em dois segmentos:
1. 1 Ambiente Geral: é o macroambiente, ou seja, o ambiente genérico e comum a todas as organizações. O ambiente geral é constituído de um conjunto de condições semelhantes para todas as organizações. As principais dessas condições são: tecnológicas; econômicas; políticas; legais; demográficas; ecológicas; culturais.
1.2 Ambiente de Tarefa: é o ambiente mais próximo e imediato de cada organização. É o segmento do ambiente geral do qual uma determinada organização extrai as suas entradas e deposita suas saídas. O ambiente tarefa é constituído por: fornecedores de entrada; clientes ou usuários; concorrentes; entidades reguladoras.
O grande problema com que as organizações de hoje se defrontam é a incerteza. Aliás, a incerteza é o grande desafio atual da Administração. Contudo, a incerteza não está no ambiente. A incerteza está na percepção e na interpretação das organizações e não na realidade ambiental percebida. Parece mais adequado falar-se em incerteza na organização, pois o mesmo ambiente pode ser percebido de maneiras diferentes por duas organizações.
3. Tecnologia
Sob um ponto de vista administrativo, consideraremos a tecnologia como algo que se desenvolve predominantemente nas organizações, em geral, e nas empresas, em particular, através de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e execução de tarefas –
...