Teoria Estruturalista - Tipologia
Artigo: Teoria Estruturalista - Tipologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: isa578 • 14/11/2014 • 698 Palavras (3 Páginas) • 412 Visualizações
Tipologia das Organizações
Não existem duas organizações iguais, elas são diferentes entre si e apresentam enorme variabilidade. Assim, existem características que permitem classificá-las em classes ou tipos.
As classificações ou denominadas tipologias das organizações - permitem uma análise comparativa das organizações através de uma característica comum ou de uma variável relevante.
Tipologia de Etzioni
Segundo Etzioni, as organizações possuem as seguintes características:
• Divisão de Trabalho: E atribuição de poder e responsabilidades: de acordo com um plano intencional para a realização de objetivos específicos.
• Centros de Poder: Controlam os esforços combinados da organização e os dirigem para seus objetivos.
• Substituição do Pessoal: As pessoas são admitidas, promovidas, demitidas ou substituídas por outras.
Para Etzioni, os meios de controle utilizados pela organização podem ser classificados em três categorias:
1. Controle Físico: É o controle baseado na aplicação de meios físicos ou de sanções ou ameaças físicas. As pessoas obedecem através de ameaças de sanções físicas, coação, imposição, força e medo das conseqüências. A motivação é negativa e baseia-se em punições. É o poder coercitivo.
2. Controle Material: É o controle baseado na aplicação de meios materiais e de recompensas materiais. As pessoas obedecem com base no interesse, na vantagem desejada e nos incentivos econômicos.
3. Controle Normativo: É o controle baseado em símbolos puros ou em valores sociais. As pessoas buscam símbolos normativos (como prestígio e estima) e sociais (como amor e aceitação). É o controle moral e ético, e baseia-se na convicção, na fé, na crença e na ideologia.
Cada tipo de controle provoca um padrão de obediência em função do interesse em obedecer ao controle. Existem três tipos de interesse ou envolvimento dos participantes da organização:
1. Alienatório: O indivíduo não está psicologicamente interessado em participar, mas é coagido e forçado a permanecer na organização.
2. Calculista: O indivíduo sente-se interessado na medida em que seus esforços tenham uma vantagem ou compensação econômica imediata.
3. Moral: O indivíduo atribui valor à missão da organização e ao trabalho dentro dela, cumprindo-o da melhor forma possível porque lhe atribui valor.
A tipologia de organizações de Etzioni classifica as organizações com base no uso e significado da obediência, a saber:
• Organizações Coercitivas: O poder é imposto por força física ou controles baseados em prêmios ou punições. O envolvimento dos participantes tende a ser "alienativo" em relação aos objetivos da organização. É o caso de prisões, campos de concentração e instituições penais.
• Organizações Utilitárias: O poder baseia-se no controle dos incentivos econômicos, utiliza-se a remuneração como base principal de controle.
As pessoas contribuem para a organização com um envolvimento calculativo baseado nos benefícios que esperam obter. É o caso das empresas.
• Organizações Normativas: O poder baseia-se no consenso sobre objetivos e métodos da organização. Utilizam o
...