Teoria Geral Do Processo
Seminário: Teoria Geral Do Processo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Silvamari • 24/4/2014 • Seminário • 267 Palavras (2 Páginas) • 240 Visualizações
O Direito processual é diferente do Direito Material. O Direito Processual descreve como se obter o Direito Material. E já o Direito Material descreve o que se tem direito.
O Processo é um instrumento de pacificação social e reafirmação da lei. Portanto tem um caráter publico e de interesse geral, mesmo que os interesses das partes sejam privados.
Direito Processual: regulamenta a administração da justiça.
O Direito processual é indispensável para o Direito Material.
(Prerrogativa – acionamento de um direito)
1) Qual a diferença de Direito Civil para Processo Civil?
O Direito Civil é tomar posse ou propriedade do Direito, e já o Processo Civil é o procedimento a ser tomado para obtenção do direito, ou seja, como se obter o direito, como se chegar à posse do direito.
2) O Código Processual é dividido em 5 livros. Quais são eles?
I – Processo de Conhecimento - Trazer uma Lide para dentro da esfera jurídica. Trazer informação do mundo real para a esfera jurídica, ou seja, dizer o direito.
II – Processo de Execução – Efetividade (realização) do processo. Existem duas formas: Extrajudiciais e Judiciais.
Títulos Extrajudiciais – são os contratos, acordo entre as partes; cheques; notas promissórias.
III – Processo Cautelar – Garantia da efetividade, anda sempre com o principal. Impedindo que exista (ocorra) algum dano eminente à alguma coisa, sendo seguido por um processo principal; o processo de conhecimento.
IV – Processos Especiais – são as leis específicas, específicos para cada caso concreto, ou seja, determinadas espécies de conflito de interesses que precisam de tratamento especial.
V – Disposições Gerais e Transitórias - se não houver uma espécie de ação disciplinada no código, aplica-se o código de 1916.
...