Teoria Geral Do Processo
Artigos Científicos: Teoria Geral Do Processo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: taiadv • 4/6/2014 • 262 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
Após o recolhimento das custas iniciais (caso não haja pedido de AJG), a parte deve se dirigir ao setor de distribuição do Fórum, munida da petição inicia, documentos e guias pagas e as vias da contrafé, para citação do(s) réu (s).
O setor de distribuição devolverá uma via da petição inicial à parte, devidamente protocolada. Após, o processo será distribuído por sorteio a um dos cartórios cíveis (caso não haja distribuição por dependência), tomando o seu número definitivo (autuação).
Depois de autuado, o processo é remetido para o cartório cível a que pertence. Ao receber o processo, o cartório cível numera a sua paginação e remete os autos para conclusão ao juiz, para proferimento do despacho inicial, com a verificação das condições da ação.
Procedimento Ordinário:
O procedimento ordinário tem características de ser:
Por ser o procedimento modelo para todos os outros, é o mais completo, possui todos os passos de forma a dar maior segurança processual, serve de subsídio para todos os outros procedimentos.
Fases do processo de conhecimento:
Segue desde a petição inicial até o momento da sentença:
(a) Fase postulatória:
- Petição inicial
- Citação
- Resposta do réu
(b) Fase ordinatória
Vai organizar o processo, sanear o processo (como diz Humberto Teodoro), ele essa fase verifica o conteúdo das provas bem como irregularidades no processo visando corrigi-las, dependendo do conteúdo das provas, o processo pode acabar nessa fase.
(c) Instrutória
Ela é destinada a produção de provas como a pericial, oral e eventualmente inspeção judicial que é feita pelo próprio juiz.
d) Decisória
Essa fase é a decisão da sentença.
...