Teoria do Conhecimento
Por: okumnome • 4/3/2016 • Trabalho acadêmico • 363 Palavras (2 Páginas) • 135 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a Distância
Unidade de Aprendizagem:
Curso: Administração
Professor:
Nome do aluno:
Data: 05/08/15
Orientações:
* Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
* Entregue a atividade no prazo estipulado.
* Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
* Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Questão 1 (3,0 pontos)
Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:
a) Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?
Conhecimento é a existência de uma relação entre dois polos, sujeito e objeto. É o ato pelo qual o sujeito se coloca no mundo e com ele estabelece uma ligação, e o mundo é o que torna possível o conhecimento.
b) Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.
A principal diferença entre o conhecimento humano e o de outras espécies, é que além de ter o comportamento instintivo como em todas as espécies de animais o ser humano tem também um comportamento reflexivo, que lhe permite pensar antes de agir instintivamente .
c) Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.
É muito importante para um universitário estudar a teoria do conhecimento, pois isso lhe mostrara o que significa realmente conhecer algo, ele aprendera o que é realmente conhecer, e assim poderá ter um aprendizado mais claro sobre as coisas novas que virá a estudar.
oferecendo riscos aos dogmas cristãos, devido a isso a passagem do pensamento
clássico grego para o pensamento medieval foi marcada por uma controvertida ruptura que alterou o modo dos homens entenderem a realidade, os religiosos proibiram a investigação da natureza e a livre aplicação de conhecimento, o conhecimento científico ficou velado a poucos homens para que não fosse apresentada nenhuma contradição com as escrituras sagradas, foram proibidas as obras gregas, além de todas as obras cientificas sobre a natureza, tudo isso acabou por atravancar o avanço e o desenvolvimento do conhecimento humano. Isso permaneceu por toda a idade média até o Renascimento que foi uma revolução cultural onde voltou a ser especulado o conhecimento da natureza e o cientifico.
...