Teoria do branqueamento de capitais no Brasil
Tese: Teoria do branqueamento de capitais no Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: heliel • 14/5/2014 • Tese • 423 Palavras (2 Páginas) • 522 Visualizações
01. Sobre a teoria do branqueamento no Brasil é correto afirmar:
Na tese do branqueamento não há, em hipóteses alguma a ideia de melhoramento genético por meio da mistura entre brancos e negros.
O negro, sendo uma raça superior, seria predominante sobre a branca, garantindo a melhoria genética da prole.
A teoria do branqueamento foi de tal forma imposta que os próprios negros passaram a ter vergonha de si mesmo desprezando suas origens.
Frases do tipo “Ele é branco e belo” e “O preto é amaldiçoado por Deus”, jamais circulavam nas esferas sociais brasileira.
A ideologia do branqueamento não pode ser considerada uma espécie de darwinismo social que apostava na seleção natural em prol da “purificação étnica”.
Q. 1 R. 3
02. Assinale a alternativa ERRADA sobre as ações afirmativas.
As ações afirmativas são um conjunto de políticas públicas e privadas de caráter compulsório, facultativo ou voluntário, concebidas com vistas ao combate da discriminação de raça, gênero etc., bem como para corrigir os efeitos presentes da discriminação praticada no passado.
No Brasil, ainda não existe lei fundamentada nas ações afirmativas que reconhecem o direito à diferença de tratamento legal para grupos que foram discriminados negativamente, sendo desfavorecidos na sociedade brasileira.
Frente à injustiça e desigualdade racial o Brasil aderiu ao programa de ações afirmativas criado em 1963 pelo presidente dos Estados Unidos da América J. F. Kennedy.
As ações afirmativas nos Estados Unidos não são uma estratégia nascida em gabinetes governamentais pensando no povo negro. Na verdade, trata-se de uma conquista pelo movimento negro, depois de muitas lutas pelos direitos civis.
Um dos objetivos das ações afirmativas é induzir transformações de ordem cultural, pedagógica e psicológica, visando a tirar do imaginário coletivo a idéia de supremacia racial versus subordinação racial e/ou de gênero;
03. Leia atentamente as proposições abaixo:
I. Lei n. 10.639, aprovada em nove de janeiro de 2003 torna obrigatório incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a temática História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares.
II. Lei n. 10.639, aprovada em nove de janeiro de 2003 institui a data de 20 de novembro no calendário escolar, como dia da consciência negra.
III. Lei n. 10.639, aprovada em nove de janeiro de 2003 torna obrigatória a cota para Negros na universidade.
Assinale a alternativa estritamente correta
Somente a proposição I está correta;
Somente a proposição II está correta;
Somente a proposição III está correta;
Somente as proposições I e II estão corretas;
As proposições I, II e III estão corretas.
...