Teorias Administrativas
Artigo: Teorias Administrativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alimar • 27/3/2014 • 269 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Teorias e conceitos administrativos
A administração é também chamada de gerenciamento ou gestão de empresas que supõe a existência de uma instituição a ser administrada ou gerida, ou seja, um agrupamento de pessoas que se relacionem num determinado ambiente, físico ou não, orientadas para um objetivo comum que é a empresa. (Wkipédia, 2011)
Com a chegada da Revolução Industrial o que se pode notar foi que a economia, no sentido amplo da palavra, não era mais uma base artesanal e manufatureira e passou a se firmar na produção industrial e mecanizada. (UNAMA, 2011)
A Revolução Industrial lançou a base de um novo tempo no mundo das organizações empresariais. Além do desenvolvimento de máquinas, houve a divisão do trabalho, ampliou a rede transportes, estreitou as comunicações e empregou um massivo exército industrial de mão-de-obra. (UNAMA, 2011)
A primeira revolução industrial foi de profunda transformação econômica e social, pois o homem do campo e o antigo artesão, destituídos de qualquer coisa além de sua força de trabalho, passaram a vendê-la ao novo capitalista industrial, sendo os meios de produção e o próprio resultado dela não mais pertenciam ao antigo trabalhador autônomo e pequeno proprietário. (UNAMA, 2011)
Já na segunda revolução, o processo de industrialização se alastrou da Grâ-Bretanha para vários países, promovida por um aprimoramento dos meios de transporte e pelo abundante capital acumulado na Inglaterra, ávido por ser investido. (UNAMA, 2011)
O resultado de tudo isso fez nascer um primeiro paradigma de administração, ocorrendo a defesa da racionalização da produção, divisão de tarefas em múltiplas etapas bem como a supervisão cerrada e obediência hierárquica dentro da organização empresarial. (UNAMA, 2011)
...