Teorias Da ADM
Artigo: Teorias Da ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Afonso001 • 23/10/2013 • 352 Palavras (2 Páginas) • 254 Visualizações
A teoria geral da administração começou com a ênfase nas tarefas, com a administração científica de Taylor.( Movimento da ADM cientifica, combate ao desperdício, tempos e movimentos, racionalização do trabalho, melhor maneira de realizar as tarefas ). Ford ( Linha de montagem: produtos peças e trabalhadores padronizados: eficiência do processo produtivo. A seguir, a preocupação básica passou para a ênfase na estrutura com a teoria clássica de Fayol ( ADM como processo , com identidade e papel próprio dentro das funções da empresa, papel dos gerntes e do executivo principal: diretrizes sobre como administrar). e com a teoria burocrática de Max Weber, seguindo-se mais tarde a teoria estruturalista.
A reação humanística surgiu com a ênfase nas pessoas, por meio da teoria comportamental e pela teoria do desenvolvimento organizacional. A ênfase no ambiente surgiu com a Teoria dos Sistemas, sendo completada pela teoria da contingência. Esta, posteriormente, desenvolveu a ênfase na tecnologia. Cada uma dessas cinco variáveis - tarefas, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia - provocou a seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da TGA. Cada teoria administrativa procurou privilegiar ou enfatizar uma dessas cinco variáveis, omitindo ou relegando a um plano secundário todas as demais.
Em relação as mudanças da escola clássica e neoclássica podemos notar que na escola clássica foi a época em que os produtos surgiam mais que ainda haviam poucos fornecedores pois despertava um grande desejo de consumo, como automóveis, eletricidade, iluminação, telefones etc. Foi ai que a concorrência aumentou e os fornecedores precisavam de ferramentas para enfrenta-las , dai então surge a escola neoclássica onde a ênfase se deslocou da eficiência para a competitividade , esse foi o momento dos grandes organizadores Pont e Sloan.
Conceito de Pont e Sloan:
Estruturação das grandes corporações em unidades de negócios para oferecer produtos específicos para cada tipo de mercado: planejamento estratégico, avaliação do desempenho da empresa como um todo centralização do planejamento e descentralização da execução: unidades centrais de apoio.
Com esses passos das escolas clássicas tivemos uma grande evolução nos princípios das organizações mais temos que associar essas idéias com o a Revolução industrial.
...