Teorias Da Adm
Pesquisas Acadêmicas: Teorias Da Adm. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: hlucaslima • 27/9/2013 • 2.186 Palavras (9 Páginas) • 428 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA EDUCACIONAL
CEAD
POLO BOA VIAGEM-CE
TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
ATPS- ATIVIDADES DE PRATICAS SUPERVISIONADAS
PROFESSORA: MONICA SATOLANI
TUTOR PRESENCIAL: JUCINEIDA RABELO
ACADÊMICOS:
ELENICE DIAS TARGINO > RA:430286
FRANCISCA MARIZA DE MELO > RA:811773
HELDER LUCAS LIMA DA CRUZ > RA:430094
MARCIO GREYK SOARES COSTA > RA: 7982714149
POLIANA KALINE GARCIA CÂNDIDO > RA:430590
WESLLEY PEREIRA DA COSTA > RA :439918
BOA VIAGEM – CE
2013-2
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é conhecer as Teorias da Administração, dentro da visão temática de processos administrativos, estudadas nos conceitos fundamentais da administração.
Nas pesquisas realizadas sobre as atividades propostas, abordaremos os acontecimentos históricos no estudo da Teoria da Administração das empresas. A outra questão surge da constatação de que ainda existem empresas que aplicam conceitos antigos por falta de conhecimento e porque não dizer, por falta de uma política empresarial de gestão do conhecimento.
Administração vem do latim (ad, direção para, tendência e ministre, comparativo de inferioridade, isto é, aquele que realiza uma função abaixo do comando de outrem, aquele que presta um serviço a outro) e significa subordinação e serviço. A Administração é uma ciência que permitiu ao homem um enorme desenvolvimento e aumento de sua qualidade de vida. Ela encontra-se presente no cotidiano das pessoas.
DESENVOLVIMENTO
A administração é à base da organização, isto porque é com ela que a organização pode objetivar coordenar e liderar suas ações para alcançar os resultados que almeja.
O ponto central da sociedade em que vivemos está na organização é por ela em que conseguimos que as coisas sejam realizadas, mas é através da administração que as organizações são capazes de produzir os resultados e criar o desenvolvimento.
Com o continuo desenvolvimento das organizações tem-se a urgência de administrá-las corretamente assim surgiu à administração e seus estudos com a Teoria Geral da Administração fundada por Frederik W. Taylor (1856 – 1915), ele provou uma verdadeira revolução no pensamento administrativo e no mundo industrial da época, sua preocupação era tentar eliminar os fantasmas dos desperdícios e elevar os níveis de produtividade utilizando a aplicação de métodos e técnicas de engenharia industrial.Com a evolução, mudanças no modo de produção e o crescimento desordenado das organizações, foram criadas as Teorias da Administração, como uma forma de manual pelo qual os empresários devem seguir para conseguir se sobressair aos seus concorrentes. Cada uma destas teorias buscou dar ênfase a uma variável, de acordo com a realidade da época em que foram fundamentadas, levando em consideração os problemas e o contexto histórico.
Teoria Clássica
A Teoria Clássica, segundo Chiavenato (2003) está fundamentada na escola que foi denominada de Administração Científica. Sua origem remonta ao começo do século XX. E após surgidas as conseqüências da Revolução Industrial, que trouxe o crescimento acelerado e desorganizado das empresas e a necessidade de aumentar a produção de bens ,reduzindo a imprevisão, melhorando a eficiência e aumentando a competitividade. A teoria Clássica representa a inovação para a época, vem de encontro com a real necessidade de uma sociedade mundial que se industrializava rapidamente, trazendo mudanças que marcariam a época, uma segunda Revolução Industrial.
Principais Representantes: Henri Fayol e Frederick Winslow Taylor. As idéias de Taylor e Fayol representavam um avanço para a forma de ver o trabalhador no processo produtivo
Princípios Básicos: Divisão do trabalho, Centralização (ou Descentralização),Autoridade, Iniciativa, Ordem, Equidade.
Teoria Burocrática
A Teoria da Burocracia concebida por Max Weber teve como ponto forte de origem a necessidade de uma abordagem generalista e integrada das organizações.
A característica principal da Burocracia, segundo Weber, reside na racionalidade do ponto de vista das atividades desempenhadas na organização e a liderança se dá através de uma estrutura hierárquica. Suas principais dimensões principais são: formalização, divisão do trabalho, princípios da hierarquia, impessoalidade, competência técnica. Segundo essa teoria, um homem pode ser pago para agir e se comportar de certa maneira preestabelecida, a qual lhe deve ser explicada, muito minuciosamente e, em hipótese alguma, permitindo que suas emoções interfiram no seu desempenho.
Teoria Estruturalista
Foi desenvolvida a partir das limitações e rigidez do modelo burocrático. Seus principais representantes são Lévi-Strauss, Karl Marx, Max Weber. Tem proposta de compatibilizar as contribuições clássicas e humanistas na teoria da administração. Contempla aspectos formais e informais. Enfoca especialmente no ambiente externo. A teoria estruturalista representa um período de transição e mudança no estudo das organizações, tendo como principais características a adoção de princípio da teoria clássica e da teoria das relações humana, o conceitos de estrutura e fundamentação no estruturalismo, a aceitação da organização formal e informal, a tipologias que estudam diferentes tipos de organizações e foco na analise organizacional e interorganizacional.
Teoria das Relações Humanas
É um conjunto de teorias administrativas que ganharam força com a Grande Depressão criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Essas teorias buscam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. A partir daqui começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisões e na disponibilização das informações para eles. Cria-se a pirâmide das Necessidades Básicas
Teoria
...