Teorias Da Adm
Trabalho Escolar: Teorias Da Adm. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tripatriposo • 24/3/2015 • 1.414 Palavras (6 Páginas) • 228 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BRUNA CAROLINE DA CRUZ (RA): 378918
WILLIAN RICARDO DA SILVA (RA):
VANESSA (RA):
FRANCIELI (RA):
MAYARA(RA):
ATPS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Professor: Olney Bruno da Silveira Junior
ELDORADO MS
Setembro/2012
Universidade Anhanguera – Uniderp
CIÊNCIAS CONTÁBEIS
BRUNA CAROLINE DA CRUZ (RA): 378918
VANESSA DA SILVA PRACIEL (RA): 356466
MARCELLA DAVID DE ANDRADE (RA): 377665
VIVIANE DE JESUS PEREIRA (RA): 378936
ATPS: TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO
Trabalho solicitado para fins de avaliação da disciplina de Teorias da Administração, do curso de Ciências Contábeis oferecido pela Anhanguera - Uniderp, sob orientação do professor interativo Olney Bruno da Silveira Junior e do professor local Ramilson Jorge Takeuti.
ELDORADO MS
Setembro/2012
Resumo
Summary
Sumário
Introdução
Surgimento das Teorias da Administração
A Revolução Industrial teve um significado muito importante para o surgimento da administração, pois foi nesse contexto que vários teóricos da época afirmaram que a administração deveria superar o plano prático para atingir o plano teórico.
Destacando que antes da Revolução Industrial, existiram teóricos que já buscavam mudanças para a Administração, como Charles Babbage que foi sensível ao notar que o mundo industrial iria requerer um estudo científico da matéria para alcançar a transformação.
Um fato que gerou uma grande expectativa foi a invenção da máquina a vapor por James Watt e a sua aplicação à produção com uma nova visão que ocasionou a estrutura social e comercial da época, que provocou rápidas mudanças de ordem Econômica, Política e Social.
Economistas liberais como Adam Smith, James Mill, David Ricardo que enfatizaram na questão da especialização, planejamento, com princípio a economia através do trabalho,
capital, salário, renda, produção, preços e mercados.
Em 1900 surgiu a Administração Científica, criada nos Estados Unidos por Frederick Winslow Taylor, que seu foco principal era de buscar a melhoria da eficiência fazendo uso dos estudos de tempos e movimentos de forma que pagar salários altos e ter baixos custos de produção, que foi certamente um marco para o avanço das empresas daquela época.
Ênfase nas tarefas
-Teoria Clássica da Administração:
Segundo Fayol, toda organização pode ser dividida em seis grupos de funções essenciais:
Funções técnicas: Atividades de produção e manufatura
Funções comerciais: Constituídas pelas tarefas de compra, venda e troca de produtos e bens.
Funções financeiras: Formado pelas tarefas de procura, utilização e distribuição do capital.
Funções de segurança: Caracteriza-se pelas atividades referentes à proteção da propriedade, dos bens e das pessoas.
Funções contábeis: Registros de estoques, balanços, custos e estatísticas que retrata o desempenho da organização, que mantém atualizadas todas as informações de operações realizadas.
Funções administrativas: Que seria de acordo com Fayol, prever, organizar, comandar, coordenar e controlar, ou seja, manter um controle dentro das organizações.
Teoria da Burocracia:
Desenvolveu principalmente em função dos seguintes aspectos:
A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas que envolve problemas organizacionais.
A necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas variáveis envolvidas.
O crescente tamanho e complexidade das empresas que exige modelos organizacionais bem definidos.
O ressurgimento da Sociologia da burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.
Entretanto a burocracia é uma forma de organização que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos, garantindo a máxima eficiência para alcançar objetivos.
-Teoria estruturalista:
Caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, através de recompensas materiais e sociais.
A oposição
...