Termelétricas: Números estarrecedores, crime contra o clima!
Por: 061592 • 9/5/2017 • Resenha • 347 Palavras (2 Páginas) • 161 Visualizações
RESENHA
TEMA: Termelétricas: Números estarrecedores, crime contra o clima!
No texto apresentado o autor expõe as possíveis consequências geradas pela emissão de CO2 lançado por usinas termelétricas. Para isso, o mesmo compara através de cálculos, a geração de energia elétrica, tomando como referência uma usina de Porto de Pecém, com a emissão de gases poluentes e seu acúmulo em um determinado tempo.
Sabemos que a energia elétrica é fundamental para a sociedade atual, sendo imprescindível para o desenvolvimento socioeconômico do país e para a qualidade de vida da população. Porém, a geração de energia elétrica, por qualquer fonte, de alguma forma produz impactos no meio ambiente, seja na sua construção, operação ou funcionamento de suas instalações.
No contexto apresentado pelo autor, os números calculados pelo mesmo são alarmantes, pois segundo seus cálculos a energia produzida em uma termelétrica mostra-se inferior em relação ao acúmulo dos gases gerados no mesmo período de tempo. Por exemplo, o autor calcula que no período de um ano com funcionamento a pleno, a termelétrica estudada, produz cerca de 34,06 PJ (1 Peta-Joule é um quatrilhão de Joules) de energia elétrica e o CO2 lançado à atmosfera terá levado ao armazenamento de 176,62 PJ de calor, um valor mais de 5 vezes maior. E os resultados desse acontecimento são os impactos ambientais cada vez mais notórios, como o derretimento das geleiras. No entanto, os cálculos feitos foram baseados em suposições e regras de três simples, não comprovando, de fato, ser realista. Nenhuma máquina, real, consegue operar com cem por cento de eficiência, mas pelos cálculos apresentados, e pela comparação da energia produzida e a energia de CO2 acumulada, "perdeu-se" mais energia do que produziu o que seria inviável para qualquer indústria.
Contudo, não se elimina a responsabilidade em incorporar aspectos ambientais no planejamento de desenvolvimento do setor elétrico, levando-se em consideração as mais diversas formas de geração de energia e seus impactos durante a construção, a operação e o funcionamento das instalações. Faz-se necessário à implementação de políticas e programas de estimulo a geração da energia mais limpa, de forma mais eficiente e com qualidade.
...