Tese Portugues E Ingles
Trabalho Escolar: Tese Portugues E Ingles. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jmcsouza • 14/9/2014 • 887 Palavras (4 Páginas) • 489 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO
PESQUISA DO DETERMINANTE GENÉTICO E CORRELAÇÃO DIAGNÓSTICA EM PACIENTES COM GLAUCOMA PRIMÁRIO DE ÂNGULO ABERTO (GPAA)
Autor: RANNI PEREIRA SANTOS DANTAS, MÉDICA OFTALMOLOGISTA
NATAL – RN - BRASIL
2006
I. INTRODUÇÃO
I.1. GLAUCOMA
1.1. DEFINIÇÃO BIOLÓGICA
É uma neuropatia óptica glaucomatosa que resulta de mudanças fisiopatológicas específicas nos axônios das células ganglionares. Independente da causa, uma cascata de eventos específicos – compressão e deslocamento posterior da lâmina crivosa, bloqueio do transporte axonal das células ganglionares da retina e degeneração subseqüente das fibras nervosas – leva ao dano glaucomatoso do nervo óptico 1,2.
1.2. DEFINIÇÃO CLÍNICA
É uma neuropatia óptica progressiva com dano estrutural característico que é freqüentemente acompanhado por um tipo específico de defeito de campo visual. Apesar do nível de PIO ser um dos fatores de risco mais consistentes para a presença de glaucoma, vários estudos populacionais já documentaram lesão do disco óptico e do campo visual característica de glaucoma em indivíduos com PIO estatísticamente normal 2.
1.3. MUDANÇAS ESTRUTURAIS
Com a morte de células ganglionares da retina e perda de fibras nervosas no glaucoma, mudanças estruturais específicas na aparência do disco óptico e na camada de fibras nervosas são observadas 3. A perda axonal resulta em afilamento da rima neurorretiniana e escavação do disco óptico progressiva. Outras mudanças podem ser suspeitas, incluindo um aumento vertical da escavação, perda localizada da rima neurorretiniana (notching), presença de assimetria nas medidas da relação escavação ∕ disco entre os dois olhos, hemorragia em chama de vela, atrofia peripapilar e palidez localizada 2,3.
1.4. MUDANÇAS FUNCIONAIS
O glaucoma afeta vários aspectos da função visual. A conseqüência funcional conhecida é a deterioração progressiva do campo visual, que geralmente começa na meia-periferia, freqüentemente no campo visual superior, e pode progredir de uma forma centrípeta para resultar em uma ilha de visão remanescente central ou temporal em casos avançados. Esses defeitos característicos do campo visual correspondem topograficamente à perda na camada de fibras nervosas da retina 4.
1.5. CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA A DEFINIÇÃO DE GLAUCOMA PRIMÁRIO DE ÂNGULO ABERTO EM ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS.
Baltimore Eye Survey5 – Critério de disco óptico (relação escavação ∕ disco ≥ 0,8, ou assimetria ≥ 0,3 entre os dois olhos) associado a defeito de campo visual não explicado por outras causas. Sem critério de PIO.
Barbados Eye Study6 – Glaucoma definitivo: Pelo menos 02 campos visuais anormais associado a 02 das 03 seguintes alterações: relação escavação ∕ disco ≥ 0,7, assimetria de escavação entre os discos ≥ 0,2, diâmetro da rima neural ≤ 0,1, “notching”ou hemorragia de disco.
Beaver Dam Eye Study7 – Pelo menos 02 das seguintes alterações: defeito de campo visual relacionado a outras causas, relação escavação ∕ disco ≥ 0,8 ou assimetria de escavação entre os discos ≥ 0,2, PIO ≥ 22 mmHg, ou história de tratamento para redução da PIO.
Blue Mountains Eye Study8 – Defeito glaucomatoso de campo visual não explicado por outras causas, combinado com relação escavação ∕ disco ≥ 0,7 ou assimetria de escavação vertical
...