Tomada De Decisão
Trabalho Universitário: Tomada De Decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luciiana • 14/6/2014 • 885 Palavras (4 Páginas) • 213 Visualizações
PÓLO ARAGUARI-MG
CLAUDIO HENRIQUE ALVES
ORGANIZAÇÃO, PROCESSOS E TOMADA DE DECISÃO.
Atividade 03
ATIVIDADE 3 – ESTRUTURAS ORGANIZACIONAIS
20 de Janeiro de 2014
SUMÁRIO
1. Questão 1____________________________________________________03
2. Questão 2____________________________________________________05
3. Referências __________________________________________________06
Estruturas Organizacionais.
As organizações precisam ser estruturadas de forma a aproveitar melhor seus recursos e possibilitar o alcance dos objetivos que se pretendem. Contudo, várias formas de estruturas podem servir às organizações para que estes requisitos sejam alcançados, tais como:
- Funcional
- Divisional
- Geográfica
- Horizontal
- Matricial
- Híbrida ou mista
1. A partir deste conhecimento, escolha três destas estruturas e:
a) Explique cada uma das escolhidas
b) Aponte ao menos um ponto positivo e um negativo de cada estrutura
• Estrutura Funcional:
É fundamentado na técnica da supervisão funcional, tendo sido planejada para implantar as ideias de Taylor e tem larga aplicação na base organização, em que prevalece a especialização. Esse sistema se caracteriza por separar as funções de preparação das de execução e receber um mesmo trabalhador ordem de mais de um encarregado.
Vantagens:
Promoção da especialização e o aperfeiçoamento, possibilidade de melhores salários e maior rendimento, maior facilidade de adaptação das capacidades e aptidões à função, promoção da cooperação e o trabalho em equipe, é mais econômica a médio e longo prazo e torna a organização de produção mais flexível.
Desvantagens:
Difícil aplicação que requer maior habilidade gerencial requer maior e mais difícil coordenação, difícil manutenção da disciplina, divisão de controle, dificuldade na formação de chefes administrativos e elevado custo.
• Estrutura divisional:
É aquela em que as atividades, mais vinculadas a um objetivo final especifico, são grupadas em uma mesma unidade organizacional, geralmente denominada “divisão de produção de...”, encontrando-se denominações como grupos e/ou departamentos. A estrutura divisional caracteriza-se por resultar do parcelamento da estrutura com base em função, primitiva, em uma série de órgãos menores, considerados, até certo ponto, miniaturas básicas funcionais da empresa; desenvolver uma área de negócios da empresa; objetivos permanentes, atuando mesmo em ambientes instáveis; a divisão nesta estrutura deve ser acompanhada pela observância de diretrizes gerais comuns e de controles coordenados pela alta administração, podendo ser por produto, por área geográfica, por função, processo, serviços ou área de negócios.
Vantagens:
Cada gerente, em função do mercado, é orientado para enfatizar em relação a seus produtos problemas de programação, expansão, comercialização, custos e lucratividade; torna mais fácil o processo de coordenação, em função do produto, porque o negocio é visto em conjunto e não em partes; melhor histórico de cumprimento de cronogramas e de controle de custos, podendo-se exigir dos gerentes responsabilidades em relação aos lucros, porque são normalmente responsáveis pela programação, produção, vendas e etc.. ; facilita o emprego de capital especializado, em função dos objetivos, de fácil assimilação pelos investidores.
Desvantagens:
Os custos são elevados podendo reduzir a margem de lucros; sacrifica a especialização funcional e as economias de escala, pela diferenciação de produtos e suas estruturas consequentes; é difícil a integração entre múltiplas e diferentes unidades organizacionais e pode assim, levar a uma instabilidade nas estruturas de organização.
• Estrutura
...