TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tomada de Decisão

Tese: Tomada de Decisão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2013  •  Tese  •  503 Palavras (3 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 3

O processo de tomada de decisão também pode ter três outras características: envolvimento, reversibilidade e realimentação.

Envolvimento

O processo de tomada de decisão pode ser classificado como sendo de baixo, médio e alto envolvimento.

Tomada de Decisão de Baixo Envolvimento

A tomada de decisão de baixo envolvimento ocorre quando o médico assistente ou outro profissional responsável pela condução do processo decide sozinho, sem consultar qualquer outra pessoa relacionada a situação, inclusive o paciente. Este processo pode ser adequado em situações de atendimentos de urgência, com risco de morte iminente associado. Outra situação possível é quando o médico assistente ou o profissional responsável opta por uma alternativa entre diferentes abordagens possíveis, enquanto que a equipe, o paciente ou seus familiares se dividem entre duas ou mais opções.

Tomada de Decisão de Médio Envolvimento

No processo de tomada de decisão de médio envolvimento o médico assistente ou profissional responsável compartilham suas opções com o paciente e outros membros da equipe ou familiares, preservando a sua autoridade técnica. A decisão é tomada pelo profissional levando em conta as opiniões, restrições e questões levantadas durante a discussão com os demais envolvidos. É o processo de tomada de decisão adequado a situações usuais de atendimento em saúde, onde o paciente participa ativamente mas não existe a perda do reconhecimento da autoridade do profissional. O paciente busca o atendimento justamente por reconhecer no profissional uma autoridade capacitada para auxiliá-lo a lidar com um problema que lhe está afligindo.

Tomada de Decisão de Alto Envolvimento

O processo de tomada de decisão de alto envolvimento é aquele que ocorre quando todos os envolvidos participam de forma ativa e democrática. O médico assistente ou outro profissional responsável estabelece os parâmetros, mas a responsabilidade pela decisão é compartilhada entre todos os envolvidos. O ideal é quando a decisão é tomada por consenso. Este processo pode ser útil no estabelecimento de alternativas de tratamentos de longo prazo ou em situações limites, onde o paciente ou seus familiares, quando este está incapacitado para tomar decisões, solicitam a interrupção ou a não adoção de novas medidas.

Reversibilidade

O processo de tomada de decisão também pode ser classificado quanto a reversibilidade ou não das opções disponíveis. Muitas vezes os profissionais de saúde se deparam com situações onde a tomada de decisão é irreversível, como por exemplo, atender ou não uma solicitação de parada cardiorrespiratória. A opção por não atender tem caráter irreversível. A opção terapêutica por uma medicação é, na maioria das vezes uma decisão reversível, pois conforme o resultado obtido a mesma pode ser mantida ou alterada por outra.

Realimentação

Outra característica é a possibilidade de realimentação do próprio processo de tomada de decisão, permitindo que o mesmo seja subdividido em etapas ou não. Muitas vezes uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com