Trabalho Apresentado à Universidade Anhanguera
Por: ethiennepaiva • 4/5/2023 • Relatório de pesquisa • 2.280 Palavras (10 Páginas) • 68 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA
RADIOLOGIA
ETHIENNE PAIVA DA COSTA CHRISTMANN
ATIVIDADE PRÁTICA
ANATOMIA DAS IMAGENS
Rio Grande
2022[pic 1]
ETHIENNE PAIVA DA COSTA CHRISTMANN
ATIVIDADE PRÁTICA
ANATOMIA DAS IMAGENS
Trabalho apresentado à Universidade Anhanguera, como requisito parcial para a obtenção de média semestral nas disciplinas norteadoras do semestre letivo.
Rio Grande
2022
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 ATIVIDADE PROPOSTA 1: IDENTIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS TORÁXICOS E ABDOMINAIS 4
2.2 ATIVIDADE PROPOSTA 2: PORTFÓLIO DE AULA PRÁTICA 6
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
1 INTRODUÇÃO
A anatomia por imagem em radiologia pode ser definida como o estudo da estrutura e da função do corpo usando técnicas de imagem. O objetivo principal é identificar estruturas normais e anormais para detectar e identificar alterações causadas por doenças e lesões.
Com este trabalho, queremos entender casos radiográficos, saber posicionamento, imageamento e reconstrução com tomografia computadorizada, conhecer e identificar diferentes tecidos com diferentes estudos, por exemplo, raio-X, tomografia computadorizada. tomografia e ressonância magnética.
Para que isso fosse possível, implementamos as atividades práticas descritas no manual de trabalho.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 ATIVIDADE PROPOSTA 1: IDENTIFICAÇÃO DOS ÓRGÃOS TORÁXICOS E ABDOMINAIS
A caixa torácica é responsável por dois dos três órgãos mais importantes do corpo humano, que são o coração e os pulmões (o cérebro é o terceiro), e é por isso que a caixa torácica fornece a proteção extra que a maioria dos órgãos o corpo. nosso corpo faz. não. Sua anatomia pode ser dividida para melhor ilustrar sua funcionalidade. O diafragma consiste em um músculo que separa a cavidade torácica da cavidade abdominal, movimenta-se de acordo com a respiração. Ele está localizado atrás no ponto de entrada do processo xifóide, conectado às últimas seis costelas e às vértebras na frente.
Os nervos torácicos são apenas aqueles que circundam o tórax interna e externamente. O coração geralmente está localizado na posição superior esquerda do tórax e tem aproximadamente o tamanho de um punho fechado, com a curvatura da aorta para a esquerda.
Já o pulmão é responsável pelas trocas gasosas com o ambiente, onde o oxigênio é utilizado para alimentar as células, o pulmão tem cerca de 25 centímetros de comprimento, seus movimentos controlam a contração ou expansão do diafragma, e o pulmão direito é maior que o esquerdo. como o coração está do lado esquerdo, o revestimento dos pulmões, chamado pleura, permite que o processo respiratório seja suave e atua como um lubrificante para esses órgãos.
O abdome é a maior cavidade do corpo humano e inclui a parte do corpo localizada entre o tórax e a pelve. A divisão entre o tórax e o abdome é limitada pelo diafragma, enquanto a abertura pélvica superior marca os limites entre o abdome e a cavidade pélvica. Assim, o estômago contém os órgãos do sistema digestivo e algumas estruturas do trato urinário. Anatomicamente, o abdome é dividido em 9 regiões e quadrantes para ajudar a descrever os sinais, sintomas e anormalidades anatômicas que um paciente pode ter para diagnóstico e história.
A cavidade abdominal contém o estômago, fígado, vesícula biliar, pâncreas e ductos biliares, baço, intestino delgado e grosso, rins, glândulas supra-renais e vasos sanguíneos abdominais, que são ramos da aorta abdominal. A bexiga, útero, trompas de Falópio e ovários (nas mulheres) são órgãos abdominais e pélvicos.
O abdome, como já mencionado, está localizado entre o tórax e a pelve e contém todo o trato digestivo e parte do sistema urogenital. Esses órgãos incluem os músculos abdominais, diafragma e músculos pélvicos, e a posição (entre o tórax e a pelve) permite que o abdômen proteja seu conteúdo enquanto mantém a flexibilidade na respiração, postura e movimento.
Apesar de sua proximidade, o abdome está ligado à cavidade pélvica, portanto não possui fundo. A abertura pélvica superior é apenas uma demarcação arbitrária pela qual essas duas cavidades podem ser didaticamente separadas.
Durante uma contração voluntária ou reflexa, os músculos abdominais aumentam a pressão intra-abdominal para facilitar a evacuação de líquido, cavidade abdominal, fezes e feto para a cavidade abdominal, bem como ar da cavidade torácica adjacente.
As paredes do estômago consistem em várias camadas que, além de se contraírem, são capazes de se esticar para acomodar o inchaço causado pela ingestão de alimentos, gravidez, acúmulo de gordura e outras doenças.
Os órgãos internos são recobertos pelo peritônio, uma membrana serosa que se dobra como uma bolsa sobre os órgãos internos do estômago, formando a cavidade abdominal, cujas dobras levam aos vasos sanguíneos, linfáticos e nervos.
A parede abdominal tem três pares de músculos planos e dois pares de músculos verticais: oblíquo externo do abdome, oblíquo interno, transverso do abdome (plano), reto abdominal e piramidal (vertical). Os dois últimos estão localizados na bainha do reto abdominal.
Devido à alta atividade, a cavidade abdominal necessita de boa vascularização. Por meio dele, o estômago recebe a aorta abdominal e seus ramos, que são: as artérias suprarrenais, renais, mesentéricas e ilíacas, que por sua vez se ramificam para suprir a pelve e membros inferiores, e o tronco celíaco, que dá origem às artérias comuns. . artérias hepática, esplênica e gástrica esquerda. Assim, o tronco celíaco supre o fígado, estruturas da bile, estômago e parte do pâncreas; a artéria mesentérica superior supre os intestinos delgado e grosso até a parte proximal da coluna transversa; e a parte inferior do intestino supre o restante do cólon e a parte proximal do reto.
...