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Trabalho Da Disciplina – Gestão Da Tecnologia E Inovação

Por:   •  21/6/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.874 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

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CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO

 CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DA QUALIDADE

WALISSON AQUILINO SANTOS

TRABALO DA DISCIPLINA – GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

    Camaçari

2023

WALISSON AQUILINO SANTOS

TRABALHO DA DISCIPLINA – GESTÃO DA TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Trabalho apresentado como requisito para obtenção de nota na disciplina Gestão da Tecnologia referente ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Qualidade no Centro Universitário Jorge Amado.

Tutor: Prof. Magno Luã de Jesus Souza

Camaçari

2023

ENUNCIADO

Aplicabilidade e Seleção de Projetos

Tendo em vista a necessidade de expansão das empresas no mercado de trabalho, é preciso que elas possam atuar de forma convicta e com soluções diferenciadas para que possam atrair cada vez mais um número grande de clientes. 

A empresa GamerXZ precisa expandir os seus negócios, tendo em vista a nova demanda de jogos que vem surgindo para as diversas idades e plataformas. Cada vez mais, o mundo dos jogos tende a crescer. Inclusive hoje já nos deparamos com diversos campeonatos que pagam valores para o primeiro colocado na ordem de R$27.000,00. 

Procedimentos para a elaboração do TD

Para que o sucesso da empresa possa acontecer em consonância com as novas tendências tecnológicas, será necessária a criação de um novo jogo para que o mercado possa absorver. 

Com isso, a empresa GamerXZ contratou a sua empresa especializada em P&D para realizar um trabalho concernente a essa demanda. Para isso, é fundamental que a sua empresa aponte, com base na vertente do DESENVOLVIMENTO, quais serão os quatro tipos de atividades relacionadas para que um determinado jogo possa ser desenvolvido.  

Atenção! É importante que cada atividade venha acompanhada de uma explicação para que a empresa contratante possa entender o que irá acontecer. 

RESPOSTA À ATIVIDADE PROPOSTA

        Uma organização possui as mais diversas áreas, e cada uma desempenha sua respectiva e relevante função para que a engrenagem da companhia possa rodar proporcionando resultados significativos aos respectivos associados, além de satisfazer os clientes com o produto e/ou serviço disponibilizado. 

        Para obter resultados satisfatórios se faz necessária uma estratégia organizacional por parte dos diretores que venha de encontro com a nova demanda dos clientes e de modo alienado com as contemporaneidades do mundo volátil que estamos inseridos. Diante disso, muitas empresas passam a necessitar de soluções eficientes e inovadoras às demandas do mercado.

        Com o intuito de colaborar com tais empresas e proporcionar resultados satisfatórios, foi criada a Horizonte à Vista. Empresa especializada em soluções tecnológicas que atendam as solicitações dos nossos clientes e agreguem valor à marca, além de ocasionar aumento de vendas e clientes, por conseguinte, maior faturamento. Ao longo dos nossos 17 anos desde a criação, trabalhamos com diversas empresas como: Grupo Boticário, Edeltec, Lenovo, Grupo Pão de Açucar, Fortlev, entre outras. Cada uma dessas empresas obtiverem o resultado esperado com o apoio da Horizonte à Vista, e acreditamos que a GamerXZ será a próxima.

        Estamos extremamente felizes por podermos colaborar com a GamerXZ e ajudá-la a expandir os seus negócios de modo coeso, seguro, planejado e com amplo controle de cada passo o ser dado nessa jornada. Para tal, mantivemos nos últimos quatro meses nossa equipe de planejamento estratégico especializada em Pesquisa e Desenvolvimento empenhada na buscar de inovações que tragam para a GamerXZ o resultado esperado.

        O time de P&D da Horizonte à Vista buscou inovações em quatro segmentos, a saber: produto, processo, marketing e organizacional. Iremos apresentar a seguir os resultados de nossas pesquisas e planejamento visando à GamerXZ alcançar o desenvolvimento esperado e propor soluções que acarretem expansão de seus negócios, fidelização dos clientes atuais e obtenção de novos.

PRODUTO

        Quando o cliente pensa em adquirir um produto, transcendendo as análises do pensamento lógico, inconscientemente opta pelo produto que melhor atende a sua necessidade naquele momento. Mas o que faz com que o consumidor tenha preferência por determinados produtos ou serviços em detrimento de outros? Enquanto empresas, o que as move na direção da compra de insumos de um fornecedor específico muitas vezes abdicando de comprar de um concorrente com preços menores?

        O ser humano caminha o tempo todo em direção da satisfação das suas necessidades, e no mundo dos jogos isso não é diferente. O mercado de entretenimento vem sofrendo significativas transformações ao longo dos anos. Observa-se, por exemplo, que há algumas décadas as locadoras viviam seus anos dourados (BORGES, 2016), onde as fitas de vídeo VHS reinavam soberanas quando a ideia era ver um filme no conforto da residência. Porém, com o passar dos anos, novas tecnologias foram sendo lançadas: a fita VHS perdeu espaço para o DVD, que cedeu espaço para o Blu-ray, que por sua vez perdeu espaço para o serviço de streaming prestado por diversas operadoras. Hoje é possível assistir uma gama considerável de filmes, documentários, séries e shows em plataformas inteligentes que apresentam alta tecnologia agregada. Essa instantaneidade de conteúdos certamente não seria possível sem o advento da popularização da internet.

        O segmento de games está inserido neste mesmo mercado de entretenimento, e assim como ocorreu com a evolução da disponibilização dos filmes, o streaming de jogos já é realidade em alguns países, e está se iniciando no Brasil. Ao que indica, essa inovação tende a mudar significativamente o cenário de consumo e aquisição de games que se observa atualmente.

        Diante disso, a Horizonte à Vista indica a elaboração e confecção de um produto que esteja em consonância com a evolução do mercado. O produto que desenvolvemos chama-se Realidade Alternativa, que se trata de um jogo de artes marciais mistas – MMA, voltado a combates entre competidores de modo realístico, porém sem qualquer tipo de contato físico entre os jogadores. Trata-se de uma luta totalmente realizada através golpes realizados na mente de cada competidor, ou seja, após o cadastro no jogo cada usuário irá criar um avatar personalizado com determinadas qualificações em combates (judô, boxe, jiu-jitsu, capoeira, taekwondo, aikidô, karatê, kendô, muay thai, entre outras) e durante o embate os jogadores poderão pensar/imaginar em golpes específicos e automaticamente o seu respectivo avatar irá executar tal ação. A Horizonte à Vista irá disponibilizar, previamente, um catálogo de golpes das mais diversas artes marciais e tipos de luta para que os competidores possam ter ciência e usá-los nas competições do jogo.

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