Trabalho De Economia
Casos: Trabalho De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: odimirneto • 22/10/2013 • 649 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
Trabalho de Economia – Professora: Solange
Aluno:
1- Qual a principal diferença entre a Lei de Saye o principio Keynesiano da demanda efetiva?
R: A Lei de Say é a Lei em que a oferta cria sua própria demanda, fazendo que tudo o econômico referente à distribuição de renda. A economia gera desemprego que for produzido gere uma ótima demanda, pois ao absorver estes produtos, conseguem a aceleração da produção dinamizando o processo de troca, pois ao gerar mais produtos, empregara mais pessoas, aumentando o nível de renda da população, e com isso automaticamente o consumo aumenta.
Keynes : O Estado é fundamental para a regulação da lógica de mercado, pois ele tem um papel ativo na economia, tanto como produtor quanto como consumidor ou demandante. O dever do Estado ativo é sanar as condições dos sistemas capitalistas ajudando a superar as crises, com uma política coerente, justa e forte para o crescimento e está estagnada por falta de investimentos na produção.
2- Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-Keynesianos, marxistas e institucionalistas?
R: Monetaristas: defendiam o controle da moeda e baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas: políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.
Pós-keynesianos: Como Keynes enfatiza o papel da especulação financeira e da intervenção do Estado na economia.
Marxistas: O capital e a propriedade geram a mais-valia de forma que independe do Estado.
Institucionalistas: As Instituições moldam as ações dos indivíduos, e isto considera o caráter social da economia.
3- O objetivo das empresas é maximizar os lucros. As normas jurídicas, entretanto, tem por fim proteger a sociedade de abusos e delimitam o campo de atuação das empresas. Você acha que a lei n8. 884/94 tem essa finalidade?
R: O objetivo primordial é prevenir e reprimir as infrações contra a ordem econômica e criar as condições para tornar máximo o nível de bem-estar econômico da sociedade. A transformação do CADE em autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda permitiu que tal órgão pudesse orientar fiscalizar, prevenir e apurar abusos de poder econômico. A Lei nº 8.884/94 encontra-se os princípios básicos da atuação do Estado na economia, na forma de lei, as funções da fiscalização, incentivo e planejamento se tornaram mais práticas.
4-Descreva o Sistema brasileiro de defesa do consumidor e o papel de cada órgão competente.
R: O Sistema Brasileiro de Defesa da Concorrência (SBDC) é o conjunto de órgãos governamentais responsável pela promoção de uma economia competitiva no Brasil. Formada por três órgãos; Secretária de Direito Econômico (SDE), do Ministério da Justiça; Secretaria de Acompanhamento Econômico (SEAE0, do Ministério da Fazenda; Conselho Administrativo de Defesa Econômico (CADE), autarquia do Ministério da Justiça. Procuram
...