Trabalho De Economia
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho De Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dan_stys • 2/6/2014 • 851 Palavras (4 Páginas) • 266 Visualizações
Trabalho de Economia
Capítulo 2
1) Em que consistia a riqueza para os mercantilistas e para os fisiocratas?
O mercantilismo tinha algumas preocupações explícitas sobre acumulação de riquezas da nação. Continha alguns princípios de como fomentar o comércio exterior e entesourar riquezas. Considerava-se que o governo de um país seria mais forte e poderoso quanto maior fosse seu estoque de metais.
Para os fisiocratas, a riqueza consistia em bens produzidos com a ajuda da natureza em atividades econômicas como a lavoura, a pesca e a mineração. Sustentavam que a terra era a única fonte de riqueza.
2) Quem foi o mais destacado dos economistas clássicos? Quais as suas principais ideias?
Adam Smith.
Advogava a ideia de que todos os agentes, em sua busca de lucrar o máximo, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade.
A ideia de Smith era clara. A produtividade decorre da divisão de trabalho, e essa, por sua vez, decorre da tendência inata de troca, que, finalmente é estimulada pela ampliação dos mercados.
3) O que diz a teoria das vantagens comparativas? Quem foi seu autor?
Desenvolveu estudos sobre o comércio internacional. Analisou por que as nações negociam entre si, se é melhor para elas comerciarem e quais produtos devem ser comercializados. O comércio entre países dependeria das dotações relativas de fatores de produção.
David Ricardo
4) Qual a diferença entre a Lei de Say e Princípio Keynesiano da Demanda Efetiva?
Lei de Say “a oferta cria sua própria procura”, ou seja, o aumento da produção transformar-se-ia em renda dos trabalhadores e empresários, que seria gasta na compra de outras mercadorias e serviços.
Para Keynes, numa economia em recessão, não existem forças de auto-ajustamento, por isso se torna necessária á intervenção do Estado por meio de uma política de gastos públicos. Tal posicionamento teórico significa o fim da crença laissez-faire como regulador dos fluxos real e monetário da economia.
5) Explique sucintamente as principais diferenças entre monetaristas, fiscalistas, pós-keynesianos, marxistas e institucionalistas.
Monetaristas – Privilegiam o controle da moeda e um baixo grau de intervenção do Estado.
Fiscalistas – Recomendam o uso de políticas fiscais ativas e acentuado grau de intervenção do Estado.
Pós-Keynesianos – Enfatizam o papel da especulação financeira e defendem um papel ativo do Estado na condução da atividade econômica.
Marxistas – Desenvolveu a teoria do valor-trabalho, consegue analisar muitos aspectos da economia com seu referencial teórico. A apropriação do excedente (a mais-valia) pode explicar o processo de acumulação e a evolução das realações entre as classes sócias.
Institucionalistas – Rejeitam o pressuposto neoclássico de que o comportamento humano, na esfera econômica, seja racionalmente dirigido e resulte do cálculo de ganhos e perdas marginais. Consideram que as decisões econômicas das pessoas refletem muito mais as influências das instituições dominantes e do desenvolvimento tecnológico.
Capítulo 4
1) Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.
2) O estabelecimento comercial pode
...