Trabalho De Estatística Aplicada
Artigo: Trabalho De Estatística Aplicada. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sayonaradrago • 11/11/2014 • 759 Palavras (4 Páginas) • 4.150 Visualizações
Trabalho de Estatística Aplicada
1. Defina estatística e dê dois exemplos em que a estatística é útil.
A estatística é uma coleção de métodos para planejar experimentos, obter dados e organiza-los, resumi-los, analisa-los, interpreta-los e dele extrair conclusões. Ela é útil para a coleta, a organização, a sintetização e a apresentação de dados, a estimativa dos parâmetros da população e a determinação da precisão das estimativas.
Ex:- Pouco depois de encerrada a votação num dia de eleições, a televisão anuncia que determinado candidato é provávelvencedor. E a previsão é feita após a contagem de apenas 2% dos votos - O meteorologista informa que a possibilidade de chover hoje é de 30% - O IBGE informa que o PIB do Brasil cresceu 3% em 2011.
2. Em que duas grandes áreas a ciência Estatística podem ser divididas? Descreva
sucintamente do que trata cada uma destas áreas.
Estatística descritiva: é a parte que procura os melhores métodos para coletar, ordenar e sumarizar os dados dos experimentos.
Estatística experimental: é a parte que fornece os métodos de análise e interpretação dos resultados dos experimentos.
3.
4. Enumere e comente as fases do Método Estatístico.
* Definição do problema: A primeira fase consiste na definição e formulação correcta do problema a ser estudado. O investigador deve ainda analisar outros estudos feitos sobre o mesmo tema.
A 1ª fase pode responder à definição de um problema ou, simplesmente, dar resposta a um interesse dos alunos. Nalguns casos estão envolvidas variáveis qualitativas e noutros casos variáveis quantitativas.
Algumas sugestões de temas a tratar:
- variação de altura, peso…;
-tratamento de dados relativos aos desempenhos dos alunos no salto em altura, lançamento de pesos,…;
- a frequência de batimentos cardíacos;
-o tempo necessário à realização de uma prova.
* Planificação do processo de resolução: Definido o problema, é preciso determinar um processo para o resolver e, em especial, a forma como obter informações sobre a variável ou variáveis em estudo. É nesta fase que se decide pela observação da população ou de uma amostra.
* Recolha de dados: Os dados podem ser escolhidos, por exemplo, através de:
- Questionários;
- Observação;
- Experimentação;
- Pesquisa bibliográfica.
* Organização de dados: Consiste em “resumir” os dados através da sua contagem e agrupamento. Deste modo, obtém-se um conjunto de informações que irá conduzir ao estudo do atributo estatístico.
* Aprsentação de dados: Há duas formas de observação que não se excluem mutuamente:
- apresentação por tabelas;
- apresentação por gráficos.
Estas formas de apresentar dados permitem sintetizar grandes quantidades de dados, tornando mais fácil a compreensão do atributo em estudo e permitindo uma futura análise.
* Análise e interpretação de dados: Nesta fase, calculam-se novos números com base nos dados estatísticos. Estes novos números permitem fazer uma descrição do fenómeno evidenciando algumas das suas características particulares.
Nesta fase ainda é possível, por vezes, “arriscar” alguma generalização a qual envolverá sempre algum grau de incerteza.
5.
6.
7.
...