TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho De Matematica

Monografias: Trabalho De Matematica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/10/2014  •  1.593 Palavras (7 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 7

A construção do número operátorio

Utilizamos os números em diferentes funções no dia a dia. Quando contamos quantidades, estamos utilizando números cardinais. Os números cardinais dão nomes às diferentes quantidades por exemplo,Maria tem 3 bonecas. Usamos números ordinais para indicar uma idéia de lugar, de posição ou ordem; exemplo estou no 3° lugar da fila.

Utilizamos números como códigos, às vezes combinados com letras ou cores exemplo números de telefones, placas de carros. Senhas e etc.

Nas brincadeiras, o número serve para gerar um tempo ou um ritmo.

Todo brincar com quantidades ou números, seja em cantigas de roda, parlendas, gincanas, amarelinhas, seja em histórias nas quais surge pequenas quantidades, constitui estímulos importantes.

A invenção do número é uma historia anônima, iniciada há muito tempo, criada por pessoas comuns para ajudar na resolução de questões do dia a dia.

Classificação para quê?

Classificamos objetos quando aproximamos de outros por algumas razão, por algum atributo comum a ambos. Com isso, nós os separamos de outros que deles diferem.

Quando arrumamos a casa estamos fazendo classificações. O supermercado também faz classificações para organizar suas prateleiras visando a praticidade.

Classificar é aproximar elementos por alguma semelhança que escolhemos, é construir categorias. As classes podem ser compostas por objetos, alimentos , pessoas ,animais etc.

Nível das coleções figurais.

Uma criança no pré-operátorio, com até três ou quatro anos, provavelmente fará classificações formando figuras, pois para ela cada objeto é considerado o complemento da figura que está imaginando. Um triângulo será um excelente chapéu, um círculo será um rosto, um retângulo será o corpo. Essa é uma atitude própria da inteligência pré-operatória: o cenário.

Nível das coleções não figurais

As coleções são constituídas em função das semelhanças. Exemplo, se você pedir que aproxime objetos parecidos, ela poderá organizá-los por cor, forma, tamanho etc.

Essa capacidade de dar um nome único a um todo é extremamente importante.

Lembre-se: nesse nível, a relação entre objetos é elemento-classe. Cada elemento classe pertence a uma determinada classe, e a criança é capaz de identificar quando um elemento não faz parte do grupo ou colação. Por exemplo um boneco não faz parte de uma coleção de figurinhas.

Nivel de classificação operatória

É quando uma criança consegue identificar classes e subclasses nelas contidas. Exemplo: Temos uma classe com todas a frutas; uma subclasse dela são laranjas e uma subclasse das laranjas são laranjas-lima.

A classificação operatória implica compreender que todos os elementos de uma subclasse podem ser alguns de classe em que estão incluídos. Isso pressupõe que a criança seja capaz de realizar inclusões hierárquicas.

Seriação para quê?

Seriar é ordenar, organizar pelas diferenças, de forma ascendente ou descendente.

Posso seriar objetos por tamanho , peso, largura , comprimento e etc.

Exemplo: Mostruários de maquiagem ou tintas são organizados por tonalidades. Fios e canos são ordenados por espessuras e tamanho.

Seriar é uma ação que fazemos no dia a dia.

Ausência de seriação ou nível pré-operatório

Isso ocorre porque nessa fase a criança não consegue lidar com conflito de um objeto pode ser ao mesmo tempo maior que um e menor que outro.

Seriação por tentativa e erro ou série intuitiva

O que mostra que a criança está no nível da série intuitiva é exatamente a dificuldade em selecionar qual peça é a maior de todas as já colocadas e menor que todas as que estão para ser colocadas.

Série operatória

Ordena critérios lógicos, é capaz de selecionar e antecipar o lugar de cada elemento.

Agora a criança lida facilmente com a idéia de que um objeto possa ser ao mesmo tempo maior que um e menor que outro.

Transitividade é a capacidade de transferir informações, dentro de uma relação de ordem, ou seja, pode ocorrer um trânsito, um fluxo de informações: Flávia é mais alta que André e André é mais alto que João, então Flávia é mais alta que João.

O número operatório

Quando a criança aponta o último número e diz 4 é porque ainda não diferencia os aspectos CARDINAL(QUATRO) e ORDINAL(QUARTO). O número operatório estará consolidado assim que a criança for capaz de coordenar as relações entre cardinal e ordinal , mesmo que não saiba usar essa nomenclatura. Quando ela perceber a diferença entre ter 3 brinquedos e chegar em terceiro lugar.

O número CARDINAL é o nome de cada quantidades.

O número ORDINAL indica a posição, o lugar de cada elemento em uma seqüência ordenada.

Chegamos

Quando estimulo na criança a habilidade de classificar e dar um nome àquele todo, estou favorecendo as condições para ela construir o número cardinal.

Quando estimulo a habilidade de seriar, procurando o lugar de cada elemento em uma ordem, estou favorecendo as condições para ela construa o número ordinal.

Comparação, correspondência e conservação do número.

A correspondência um a um é uma percepção fundamental para que a criança seja capaz de atingir o conceito de número operatório, e lhe permite igualar duas coleções no sentido da quantidade.

O princípio da conservação da quantidade numérica, também chamado de invariância numérica, é percebido pela criança quando é capaz de compreender que uma quantidade permanece idêntica seja qual for o arranjo das unidades que a formam, isto é, quando ela concorda que a totalidade dessa quantidade se mantém a mesma, independentemente do espaço que ocupar.

Ausência de correspondência termo a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com