Pratica de Ensino - Integração Escola x Comunidade
Por: Deborah Mendes • 13/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.102 Palavras (9 Páginas) • 2.095 Visualizações
[pic 1]
LICENCIATURA EM HISTÓRIA
PRATICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA X COMUNIDADE (PE:IEC)
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Rachel Forattini Altino Machado
RA 1402919
Polo Asa Norte/Brasília
2015
RACHEL FORATTINI ALTINO MACHADO
RA 1402919
POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2
PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE
Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de História, como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade ministrada pela Profª Raquel Bokums.
Polo Asa Norte/Brasília
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
2.2 Objetivos Específicos
3. JUSTIFICATIVA
4. DESENVOLVIMENTO
5. METODOLOGIA
6. RESULTADOS ESPERADOS
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
INTRODUÇÃO
Desde a Constituição de 1934, quando se estabeleceu a maior parte da base legal da Educação no Brasil, começou-se uma discussão sobre a necessidade da construção e organização de um sistema educacional integrado.
Após vários anos e outras reformas constitucionais, sendo a última e em vigor, a Constituição de 1988, embora com avanços importantes, ainda se percebia a educação como uma parte do todo sem a sua real integração, tornando pauta importante e fundamental, a criação de um sistema completo, organizado, dinâmico e sustentável, com a capacidade e objetivo de integrar a escola e a comunidade, aliando a oferta educacional as reais demandas sociais.
Para o amparo legal deste movimento fez-se constar na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 93/94/1996) em seu Artigo 12, Inciso VI que “os estabelecimentos de ensino com a “incumbência de articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola” e no Artigo 13, Inciso VI, o papel do professor nessa integração, os “docentes incumbir-se-ão de colaborar com as atividades de articulação da escola com a família e a comunidade”.
Com os novos instrumentos legais e institucionais que possibilitam a rearticulação e reorganização do sistema educacional, novas propostas e métodos inovadores de educação tornaram a escola espaço aberto a ser preenchido com a participação real e dinâmica da família e da comunidade, integrando-os e proporcionando o intercâmbio de conhecimentos pertencentes a cada segmento e transformando-os em qualidade na educação para a real contrapartida social.
Este projeto tem por princípio discutir uma proposta que permita cooperar com a implementação desta iniciativa, compreendendo todos os desafios que cercam este assunto partindo da visão e demanda da comunidade.
OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Criar um espaço de apresentação, análise e discussão das várias profissões existentes na sociedade, integrando-as como atividade e realidade possível para a construção da visão pessoal capaz de determinar um ponto de referência no futuro.
Objetivos Específicos
- Integrar a comunidade do entorno com as ações da escola, precisamente para os alunos do Ensino fundamental, na apresentação de suas profissões e negócios, discutindo as realidades, sonhos, realizações, habilidades, motivações, limitações e sucessos, produtos e serviços prestados.
- Envolver profissionais de vários setores da sociedade com a finalidade de orientar e colaborar com o desenvolvimento pessoal e profissional.
- Contribuir para tornar a escola um instrumento real de motivação para a realização pessoal, orientando vocações e possibilitando a formação de pessoas mais felizes, conscientes, atuantes e integradas ao seu meio.
JUSTIFICATIVA
A Educação formal tem por finalidade a formação do aluno, em termos de instrução, de atitudes e de cidadania. Como esse contexto é constituído por indivíduos que permeiam as relações sociais encontramos a educação com um compromisso muito maior na formação do indivíduo, tornando-se cada vez mais importante perceber, identificar e estabelecer ações e estratégias para consolidar esta formação.
Nas escolas existem poucos momentos em que o conhecimento é trabalhado com o aluno de forma articulada, integrado por meio de ações e práticas cotidianas que contemplem um maior envolvimento com suas realidades.
Para (GADOTTI, 2007. p. 11), a Escola “Como lugar de pessoas e de relações, é também um lugar de representações sociais. Como instituição social ela tem contribuído tanto para a manutenção como para a transformação social. Numa visão transformadora ela tem papel essencialmente crítico e criativo.”
A comunidade deve inserir-se no ambiente escolar de forma a propiciar o melhor andamento e aproveitamento da educação. Esse envolvimento pode se dar de várias formas, afinal a escola desempenha diversas funções no âmbito educacional, logo a comunidade tem que ter também, o compromisso de exercer um papel atuante e transformador, principalmente para a melhoria do ensino e da aprendizagem, influenciando de maneira positiva as mais variadas dimensões da educação.
DESENVOLVIMENTO
A escola como espaço aberto e integrado a comunidade, sensível às novas propostas, mudanças e possibilidades que envolvem a formação do ser humano para a sua realização e convivência social, abrange um cenário maior, com amplas percepções sócio ambientais e econômicas, ampliando horizontes e a capacidade de inserção criativa e transformadora do meio, atingindo plenamente o seu objetivo de formação educacional.
...